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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44428

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAIVA, Laura Mesquita-
dc.contributor.authorFIGUEIRÔA, Silvânia Miranda Ferreira-
dc.date.accessioned2022-05-10T18:31:03Z-
dc.date.available2022-05-10T18:31:03Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.citationFIGUEIRÔA, Silvânia Miranda Ferreira. Jogo digital como instrumento de educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44428-
dc.description.abstractUrge a necessidade de encontrar soluções para uma interação menos destrutiva dos seres humanos com o meio ambiente. Formar cidadãos e cidadãs é um dos objetivos da educação. Desenvolver na escola temas voltados à sustentabilidade é uma forma de conscientizar os estudantes quanto à sua participação e responsabilidade no que tange aos problemas ambientais. Utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas didáticas para atender os estudantes nativos da internet é um caminho promissor no processo de ensino aprendizagem. Com o crescente uso dos jogos digitais na escola, a integração do conhecimento e o lúdico promove no estudante maior prazer em estudar. Sendo assim, este projeto objetivou desenvolver um jogo digital, tipo quiz, com a finalidade de propiciar a sensibilização dos estudantes em relação ao descarte incorreto dos resíduos sólidos no rio Capibaribe. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, dando enfoque na coletiva seletiva e os 3R’s, como também nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta pesquisa de campo e de abordagem qualitativa foi desenvolvida com os estudantes do segundo ano da Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, localizada na região metropolitana do Recife. Para a validação do jogo didático e sua importância no contexto escolar, um questionário foi aplicado com os educadores. Desta forma, espera-se que o jogo venha contribuir no processo de ensino e aprendizagem como mais uma ferramenta didática que promova o entendimento de temas e práticas que possam proporcionar aos estudantes, um novo olhar sobre os problemas ambientais que os envolvem, e que de forma crítica e participativa possam construir uma interação mais harmoniosa com o meio ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta em educaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de recursos hídricospt_BR
dc.titleJogo digital como instrumento de educação ambiental para a conservação dos recursos hídricospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Thais Emanuelle Monteiro dos-
dc.contributor.authorLattesttp://lattes.cnpq.br/4170218705651939pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2926924953235520pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThere is an urgent need to find solutions for a less destructive interaction between human and the environment. To form citizens is one of the education aim. Developing sustainability-oriented themes at school is a way of making students aware of their participation and responsibility with regard to environmental problems. Using technological resources as didactic tools to serve native internet students is a promising path in the teaching-learning process. With the growing use of digital games at school, the integration of knowledge and play promotes in the student greater pleasure in studying. Therefore, this project aimed to develop a digital game, like quiz, in order to raise awareness among students regarding the incorrect disposal of solid waste in the Capibaribe river. The development of the research was based on the National Solid Waste Policy, focusing on selective collection and the 3R's, as well as on the guidelines of the Common National Curriculum Base and the Sustainable Development Goals. This field research with a qualitative approach was carried out with second-year students at the Escola de Referência in High School Martins Júnior, located in the metropolitan region of Recife. For the validation of the didactic game and its importance in the school context, a questionnaire was applied with the educators. In this way, it is expected that the game will contribute to the teaching and learning process as another didactic tool that promotes the understanding of themes and practices that can provide students with a new look at the environmental problems that involve them, and that critical and participatory way to build a more harmonious interaction with the environment.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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