Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44424

Share on

Title: Desenvolvimento de blocos intertravados de concreto com incorporação de lodo têxtil como adição e resíduo de cerâmica vermelha em substituição do cimento Portland.
Authors: VEIGA, Kalil Ruan Silva da
Keywords: Blocos de concreto; Resíduos têxteis; Lodo residual; Cerâmica vermelha
Issue Date: 25-Jun-2019
Citation: VEIGA, Kalil Ruan Silva da. Desenvolvimento de blocos intertravados de concreto com incorporação de lodo têxtil como adição e resíduo de cerâmica vermelha em substituição do cimento Portland. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Duas indústrias aparecem com destaque no quesito geração de resíduos em Caruaru e região. São elas: a indústria de lavanderia têxtil, com a geração de lodo têxtil, e a indústria de cerâmica vermelha, com os resíduos de cerâmica vermelha (RCV); ambos com destinação final custosa e-ou inadequada. Diante disso, viu-se a oportunidade de utilizar os resíduos em questão, a priori inúteis, na incorporação ao traço de concreto de blocos intertravados, os pavers, que vem cada vez sendo mais utilizados devido a sua facilidade de aplicação, custo e versatilidade. O lodo têxtil foi incorporado como adição isoladamente (0, 5, 10, 20 e 30%, em relação à massa de cimento) e concomitantemente com o RCV (0, 5, 10, 15 e 20%, em relação à massa de cimento), este último em substituição do cimento Portland. Resistência à compressão aos 7, 14 e 28 dias, bem como resistência à abrasão aos 28 dias foram avaliadas, conforme preconizações da NBR 9781 (ABNT, 2013). Possíveis alterações na coloração dos pavers também foram avaliadas. Para todas as incorporações feitas no presente trabalho, todos os traços estudados foram adequados para a produção de pavers utilizados em tráfego de pedestres e veículos leves, atingindo a resistência mínima de 35 MPa, exceto os traços de adições isoladas de lodo têxtil nas porcentagens de 20 e 30%, servindo apenas para usos menos nobres estruturalmente. Todos os traços estudados foram aprovados em termos de resistência à abrasão, com cavidade inferior à cavidade máxima de 23 mm, que corresponde à resistência à abrasão mínima exigida pela norma supracitada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44424
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VEIGA, Kalil Ruan Silva da.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons