Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44368

Compartilhe esta página

Título: Análise de estacas carregadas transversalmente utilizando o método das diferenças finitas e Plaxis 3D Foundation.
Autor(es): FERREIRA, Hugo Rafael de Arruda
Palavras-chave: Fundações; Estacas; Levantamento e carregamento; Diferenças finitas
Data do documento: 15-Jul-2019
Citação: FERREIRA, Hugo Rafael de Arruda. Análise de estacas carregadas transversalmente utilizando o método das diferenças finitas e Plaxis 3D Foundation. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Com o crescimento das cidades e consequentemente, sua verticalização, se torna cada vez mais frequente a construção de edifícios de grande porte onde se faz necessário, grande parte das vezes, do uso de fundações profundas. O presente trabalho vem a contribuir na área de fundações apresentando um estudo de caso relatado na tese de doutorado de Soares (2004) pela Universidade de Brasília. Onde, busca-se realizar uma análise comparativa do comportamento de estacas submetidas a carregamentos transversais, utilizando como base o Método das Diferenças Finitas para o cálculo dos esforços transversais de rotação, momento fletor, cortante e reação do solo e o software Plaxis 3D Foundation para modelagem das estruturas e extração das deflexões (deslocamento). Devido a algumas limitações na época da realização do estudo, o autor fez modificações (simplificações) na geometria dos blocos de fundação e nas etapas de modelagem utilizando o software. Este trabalho consistiu em modelar quatro fundações do edifício Confort Flat Taguatinga, sendo três blocos com estacas e uma estaca sem bloco de coroamento. Com os valores dos esforços obtidos, os resultados foram comparados com modelos presentes na literatura. Com isso, observou-se que para a estaca sem bloco de coroamento e o bloco com duas estacas os resultados estavam próximos do previsto na literatura, enquanto os blocos de três e quatro estacas, no que se refere aos esforços de momento e reação do solo, não estiveram em conformidade com a literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44368
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Hugo Rafael de Arruda.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons