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Título : O modelo da metaorquestração instrumental no ensino técnico integrado ao médio : um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática
Autor : MORAIS, Camila Mendonça
Palabras clave : Educação profissional; Formação docente; Interdisciplinaridade; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 3-dic-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MORAIS, Camila Mendonça. O modelo da metaorquestração instrumental no ensino técnico integrado ao médio: um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta pesquisa objetiva construir e analisar uma Metaorquestração Instrumental (MOI) destinada à formação de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, utilizou-se como lócus de ensino o IFPE campus Garanhuns, e seu curso técnico em Eletroeletrônica, na modalidade de ensino integrado. A investigação foi organizada em três etapas: um estudo inicial; uma formação para professores do ensino técnico; e a elaboração e teste de uma MOI interdisciplinar, desenvolvida como um aperfeiçoamento da primeira formação. O primeiro estudo levantou as possibilidades de integração entre recursos da Matemática e de disciplinas técnicas do curso em questão, a partir de uma análise da distribuição de conteúdo matemático nas respectivas disciplinas e de temáticas e artefatos técnicos do curso profissional passíveis de integração. Os resultados mostraram três disciplinas a serem analisadas, o que resultou em nove propostas interdisciplinares. Com base em uma dessas propostas, o segundo estudo elaborou e testou um modelo de formação interdisciplinar – com utilização do Modelo da Orquestração Instrumental (OI) – voltado a professores do ensino técnico, vivenciado presencialmente por docentes das áreas de matemática e eletroeletrônica. Os resultados revelaram a necessidade de uma nova formação, com o objetivo de atender às demandas de integração e interdisciplinaridade referentes ao ensino integrado. Assim, o terceiro estudo consistiu na definição, desenvolvimento e teste de uma MOI Interdisciplinar, que ocorreu de forma on-line com parte dos professores participantes da primeira formação, com objetivo de formá-los para integrar recursos próprios da área profissional e da matemática utilizando OI. A análise da MOI interdisciplinar apontou a viabilidade do uso do modelo no ensino técnico integrado, com algumas adequações. Apesar da resistência por parte dos professores de matemática em adotar a interdisciplinaridade em sua prática comumente tradicional, constatou-se que é possível formar tais profissionais a utilizarem OI para o ensino interdisciplinar. O central é o desenvolvimento de uma comunicação apropriada entre docentes de ambas as áreas, auxiliando o professor da outra área na gênese instrumental relativa a sua área. A MOI interdisciplinar proporcionou ao professor de matemática a oportunidade de conhecer temáticas e artefatos do curso técnico, para utilizá- los no ensino da matemática. E ao professor de eletroeletrônica, o desvelamento de barreiras relativo à abordagem de conhecimentos matemáticos no contexto técnico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44287
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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