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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44287
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | MORAIS, Camila Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T19:07:49Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T19:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Camila Mendonça. O modelo da metaorquestração instrumental no ensino técnico integrado ao médio: um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44287 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva construir e analisar uma Metaorquestração Instrumental (MOI) destinada à formação de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, utilizou-se como lócus de ensino o IFPE campus Garanhuns, e seu curso técnico em Eletroeletrônica, na modalidade de ensino integrado. A investigação foi organizada em três etapas: um estudo inicial; uma formação para professores do ensino técnico; e a elaboração e teste de uma MOI interdisciplinar, desenvolvida como um aperfeiçoamento da primeira formação. O primeiro estudo levantou as possibilidades de integração entre recursos da Matemática e de disciplinas técnicas do curso em questão, a partir de uma análise da distribuição de conteúdo matemático nas respectivas disciplinas e de temáticas e artefatos técnicos do curso profissional passíveis de integração. Os resultados mostraram três disciplinas a serem analisadas, o que resultou em nove propostas interdisciplinares. Com base em uma dessas propostas, o segundo estudo elaborou e testou um modelo de formação interdisciplinar – com utilização do Modelo da Orquestração Instrumental (OI) – voltado a professores do ensino técnico, vivenciado presencialmente por docentes das áreas de matemática e eletroeletrônica. Os resultados revelaram a necessidade de uma nova formação, com o objetivo de atender às demandas de integração e interdisciplinaridade referentes ao ensino integrado. Assim, o terceiro estudo consistiu na definição, desenvolvimento e teste de uma MOI Interdisciplinar, que ocorreu de forma on-line com parte dos professores participantes da primeira formação, com objetivo de formá-los para integrar recursos próprios da área profissional e da matemática utilizando OI. A análise da MOI interdisciplinar apontou a viabilidade do uso do modelo no ensino técnico integrado, com algumas adequações. Apesar da resistência por parte dos professores de matemática em adotar a interdisciplinaridade em sua prática comumente tradicional, constatou-se que é possível formar tais profissionais a utilizarem OI para o ensino interdisciplinar. O central é o desenvolvimento de uma comunicação apropriada entre docentes de ambas as áreas, auxiliando o professor da outra área na gênese instrumental relativa a sua área. A MOI interdisciplinar proporcionou ao professor de matemática a oportunidade de conhecer temáticas e artefatos do curso técnico, para utilizá- los no ensino da matemática. E ao professor de eletroeletrônica, o desvelamento de barreiras relativo à abordagem de conhecimentos matemáticos no contexto técnico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | O modelo da metaorquestração instrumental no ensino técnico integrado ao médio : um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | COUTO, Rosilângela Maria de Lucena Scanoni | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4663809994842907 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to build and analyse an Instrumental Meta-orchestration (IMO) to train professional/secondary integrated education teachers in an interdisciplinary perspective. For this purpose, the IFPE campus Garanhuns and its technical course in Electro-electronics served as the locus of this investigation. It comprised three studies: an initial one, mapping opportunities of interdisciplinarity, a second one investigating mathematics teachers’ education for interdisciplinarity, and the elaboration and testing of an interdisciplinary IMO developed to improve the first teachers' education. A survey of integration possibilities between Mathematics contents and technical/professional tools arose from a comparative analysis of the distribution of mathematical content and its need on technical disciplines and an e-formulary, answered by technical teachers about mathematics needs in their courses. In possession of the data obtained, three subjects were analysed, which resulted in nine interdisciplinary proposals. Based on one of these proposals, the second study sought to construct and validate an interdisciplinary Instrumental Orchestration Model (IMO) model experienced by mathematics and electronics teachers. The analysis of the data from this study revealed the need for a new education. At this time, it was aiming for the demands of integration and interdisciplinarity related to integrated teaching. Thus, the third study consisted of the definition, development and testing of an Interdisciplinary IMO, which took place online with part of the teachers participating in the first training. Its objective was to integrate their resources from the professional and mathematics areas, using IO to facilitate student learning. The analysis of the interdisciplinary IMO pointed out the feasibility of using the model in integrated technical education, with some adjustments made. Despite the resistance of mathematics teachers to adopt interdisciplinarity in their practice, it was found that, from the appropriate communication between teachers from both areas, it is possible to train such professionals to use IO for interdisciplinary teaching. The interdisciplinary IMO provided the mathematics teacher with the opportunity to learn about themes and artifacts from the technical course, with the possibility of using them to teach mathematics. And to the electronics teacher, the unveiling of barriers related to the approach to mathematical knowledge in the technical context. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0764814253640170 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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