Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44254
Compartilhe esta página
Título: | Jogos de linguagem na sala de aula : um desafio metodológico no ensino de Filosofia |
Autor(es): | SILVA, Maria do Carmo Batista da |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Prática de ensino; Aprendizagem |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Maria do Carmo Batista da. Jogos de linguagem na sala de aula : um desafio metodológico no ensino de Filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2020. |
Abstract: | A presente dissertação tem por objeto de estudo os Jogos de Linguagem na educação, de modo específico, no ensino fundamental I, assumindo como base teórico-filosófica o conceito do filósofo Ludwig Wittgenstein. Na seara da educação, teóricos, a exemplo de Paulo Freire, Edgar Morin e Miguel Arroyo, fundamentaram o estudo. A adoção do estudo de caso, como método de pesquisa, permitiu a interpretação dos dados coletados que evidenciaram, na prática de ensino língua materna, a eficácia da aplicabilidade dos referidos jogos. A pesquisa, que objetivou desenvolver a criatividade e a consciência dos educandos para aspectos específicos de linguagem, aconteceu numa escola de ensino fundamental I, localizada no Município de Camaragibe-PE, envolvendo alunos do 3o e 4o anos. Os resultados apontam, para além dos objetivos traçados inicialmente, que houve uma melhoria significativa na motivação das crianças envolvidas no processo que conseguiram, de maneira exitosa, realizar as atividades propostas na vivência dos jogos trabalhados. Os jogos de linguagem, portanto, revelam-se uma ferramenta metodológica facilitadora da aprendizagem. A relevância da pesquisa advém da facilidade de aplicação dos jogos de linguagem e da ampla possibilidade de contextualização dos conteúdos trabalhados, da qual tanto educadores quanto educandos poderão se beneficiar, no cotidiano do processo educacional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44254 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria do Carmo Batista da Silva.pdf | 685,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons