Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44254

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Célia Maria Rodrigues da Costa-
dc.contributor.authorSILVA, Maria do Carmo Batista da-
dc.date.accessioned2022-04-29T19:29:18Z-
dc.date.available2022-04-29T19:29:18Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Carmo Batista da. Jogos de linguagem na sala de aula : um desafio metodológico no ensino de Filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44254-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objeto de estudo os Jogos de Linguagem na educação, de modo específico, no ensino fundamental I, assumindo como base teórico-filosófica o conceito do filósofo Ludwig Wittgenstein. Na seara da educação, teóricos, a exemplo de Paulo Freire, Edgar Morin e Miguel Arroyo, fundamentaram o estudo. A adoção do estudo de caso, como método de pesquisa, permitiu a interpretação dos dados coletados que evidenciaram, na prática de ensino língua materna, a eficácia da aplicabilidade dos referidos jogos. A pesquisa, que objetivou desenvolver a criatividade e a consciência dos educandos para aspectos específicos de linguagem, aconteceu numa escola de ensino fundamental I, localizada no Município de Camaragibe-PE, envolvendo alunos do 3o e 4o anos. Os resultados apontam, para além dos objetivos traçados inicialmente, que houve uma melhoria significativa na motivação das crianças envolvidas no processo que conseguiram, de maneira exitosa, realizar as atividades propostas na vivência dos jogos trabalhados. Os jogos de linguagem, portanto, revelam-se uma ferramenta metodológica facilitadora da aprendizagem. A relevância da pesquisa advém da facilidade de aplicação dos jogos de linguagem e da ampla possibilidade de contextualização dos conteúdos trabalhados, da qual tanto educadores quanto educandos poderão se beneficiar, no cotidiano do processo educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleJogos de linguagem na sala de aula : um desafio metodológico no ensino de Filosofiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2378449831816145pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5424623323093170pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxLa présente thèse a pour l`objet d'études « Jeux de Langues dans l'éducation », spécifiquement, à l'école élémentaire I, laquelle contiens comme base théorique- philosophique le concept du philosophe Ludwig Wittgenstein. Dans le domaine d ‘éducation, des théoriciens, comme Paulo Freire, Edgar Morin et Miguel Arroyo, ont soutenu l'étude. L'adoption de l'étude de cas, comme méthode de recherche, a permis d'interpréter les données collectées qui ont montré, dans la pratique de l'enseignement de la langue maternelle, l'efficacité de l'applicabilité des jeux référencés. La recherche, quivisait à développer la créativité des élèves et la prise de elémentaire I, située sur la commune de Camaragibe-PE, avec tout ce que cela implique des élèves de 3e et 4e années. Les résultats montrent, en plus des objectif sinitialement fixés, qu'il y a eu une amélioration significative de la motivation des enfants impliqués dans le procés qui ont réussi à réaliser les activités proposées dans l'expérience des jeux travaillés. Les jeux de langage se révèlent don cêtreun outil méthode logique qui facilite l'apprentissage. La pertinence de la recherche vient de la facilité d'application des jeux de langage et de la grande possibilité de contextualiser les contenus travaillés, dont les éducateurs et les étudiants peuvent bénéficier, dans le proces quotidien d'éducation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria do Carmo Batista da Silva.pdf685,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons