Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44232

Compartilhe esta página

Título: Práticas pedagógicas não sexistas: o trabalho educativo do coletivo desabrochar nas escolas de ensino médio de Belo Jardim/PE.
Autor(es): SANTOS, Cinthia Genelice dos
Palavras-chave: Ensino médio – Belo Jardim (PE); Prática de ensino – Belo Jardim (PE); Feminismo; Sexismo
Data do documento: 16-Dez-2019
Citação: SANTOS, Cinthia Genelice dos. Práticas pedagógicas não sexistas: o trabalho educativo do coletivo desabrochar nas escolas de ensino médio de Belo Jardim/PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Entendendo que o movimento feminista está na busca pela igualdade de gêneros e erradicar as desvantagens socioeconômicas das mulheres, assim como a luta contra os estereótipos, os estigmas e violência, e também intensificando o fortalecimento do poder de ação, de voz e de participação das mulheres, buscando erradicar a desigualdade social. Essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: De que maneira os coletivos feministas desenvolvem suas práticas pedagógicas visando contribuir com a educação não-sexista de jovens de escolas públicas de ensino médio? E o objetivo geral foi estudar a maneira como os coletivos feministas desenvolvem suas práticas pedagógicas visando contribui com a educação não sexista de jovens de escolas públicas de ensino médio. Percorrendo os seguintes objetivos específicos: 1. Identificar que conteúdos o coletivo utiliza sobre feminismo e relações de gênero; 2. Caracterizar as principais práticas e pedagogia feminista utilizadas pelo coletivo em suas ações; 3. Descrever os princípios da educação não sexista presente na prática e pedagogia pelo coletivo em suas ações. Para nortear a pesquisa foi utilizado o método do caso alargado, e para fins desta investigação utilizamos a análise de conteúdo. A pesquisa nos aponta práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Coletivo Desabrochar, as Ativistas nas escolas trabalham com o diálogo, através de mesas redondas e palestras, abordando nas escolas temas como, o que é feminismo, machismo, cultura patriarcal, sororidade, igualdade de gênero, entre outros. Este debate nos proporcionou problematizações e debates que podem fortalecer nossas vozes para o combate de qualquer forma de discriminação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44232
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Cinthia Genelice dos.pdf456,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons