Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44232
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Cinthia Genelice dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T15:56:11Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T15:56:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cinthia Genelice dos. Práticas pedagógicas não sexistas: o trabalho educativo do coletivo desabrochar nas escolas de ensino médio de Belo Jardim/PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44232 | - |
dc.description.abstract | Entendendo que o movimento feminista está na busca pela igualdade de gêneros e erradicar as desvantagens socioeconômicas das mulheres, assim como a luta contra os estereótipos, os estigmas e violência, e também intensificando o fortalecimento do poder de ação, de voz e de participação das mulheres, buscando erradicar a desigualdade social. Essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: De que maneira os coletivos feministas desenvolvem suas práticas pedagógicas visando contribuir com a educação não-sexista de jovens de escolas públicas de ensino médio? E o objetivo geral foi estudar a maneira como os coletivos feministas desenvolvem suas práticas pedagógicas visando contribui com a educação não sexista de jovens de escolas públicas de ensino médio. Percorrendo os seguintes objetivos específicos: 1. Identificar que conteúdos o coletivo utiliza sobre feminismo e relações de gênero; 2. Caracterizar as principais práticas e pedagogia feminista utilizadas pelo coletivo em suas ações; 3. Descrever os princípios da educação não sexista presente na prática e pedagogia pelo coletivo em suas ações. Para nortear a pesquisa foi utilizado o método do caso alargado, e para fins desta investigação utilizamos a análise de conteúdo. A pesquisa nos aponta práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Coletivo Desabrochar, as Ativistas nas escolas trabalham com o diálogo, através de mesas redondas e palestras, abordando nas escolas temas como, o que é feminismo, machismo, cultura patriarcal, sororidade, igualdade de gênero, entre outros. Este debate nos proporcionou problematizações e debates que podem fortalecer nossas vozes para o combate de qualquer forma de discriminação. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio – Belo Jardim (PE) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino – Belo Jardim (PE) | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Sexismo | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas não sexistas: o trabalho educativo do coletivo desabrochar nas escolas de ensino médio de Belo Jardim/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8041890313737129 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Understanding that the feminist movement is on the search for gender equality and eradicate the women social and economic disadvantages just as the struggle against the stereotypes, the stigmas and violence, and also intensifying the strengthening of the action power, the voice and the women participation, seeking for eliminate the social inequality. This research tried to answer the question: How come the feminists unions develop their educational practice aiming to contribute for a non-sexist education of teenagers in public high schools? And the general goal was Study how come the feminists unions develop their educational practice aiming to contribute for a non-sexist education of teenagers in public high schools. Going through the following specific goals: 1. Identify which contents the unions use about feminism and gender relations; 2. Characterize the main practices and feminist education used for the union in their actions; 3. Describe the principles of the non-sexist education existing in the practice and pedagogy for the union in their actions. To orientate the research it was used the method of extended case, and to purposes of this investigation we used the content analysis. The research indicate us that the educational practice developed by the Coletivo Desabrochar, the activists on schools work with dialog through roundtable discussions and lectures approaching the schools themes like: what is feminism, sexism, patriarchal culture, sorority, gender equality, among others. This debate provided us discussions and debates that can reinforce our voices for the combat of any kind of discrimination. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Cinthia Genelice dos.pdf | 456,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons