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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44191

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Título: Jamais Vu: requisitos para briefing de produtos culturais do K-pop.
Autor(es): NASCIMENTO, Raphaela Marrise Bezerra
Palavras-chave: Projeto gráfico (Tipografia); Artes gráficas; Consumo – Assimilação cultural; Fusão cultural
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: NASCIMENTO, Raphaela Marrise Bezerra. Jamais Vu: requisitos para briefing de produtos culturais do K-pop. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A globalização tem gerado cada vez mais interação entre as nações, graças aos avanços tecnológicos de comunicação, refletindo na economia delas e consecutivamente na vida das pessoas, abrindo caminho não apenas para troca de bens e serviços, como comportamento, cultura, arte e problematizações sociais. Este trabalho tem por fim estabelecer requisitos para briefing com ênfase na elaboração de projetos gráficos com referências culturais da temática do K-pop, no intuito de diminuir as chances de lançamento de produtos que incentivem a estereotipização de grupos sociais e culturais. Para tanto, fez-se necessário realizar estudos sobre a história da Coreia do Sul e o surgimento do K-pop e do Hallyu ̶ a partir de Connor (2009), Kuwahara (2014), Oh e Lee (2014), Shim (2006), Russel (2017), Wong (2015), Kim (2011), Joo (2011), Castilho (2015) e também de documentos produzidos pelo governo sul-coreano (2011; 2015; 2017; 2018; 2019). Além disso, realizaram-se estudos sobre a briefing, utilizando como fonte Phillips (2007) e Shaughnessy (2010); sobre produção gráfica, Johansson, Lundberg e Ryberg (2011) e Baer (2005); sobre consumo por identificação, Vásquez (2007) e Silva e Vieira (2010); constituindo uma base sólida de fundamentação. Como base num estudo de caso, nas capas dos cadernos brasileiros aqui consideradas “licenciadas”, com temática K-pop, buscou-se compreender quais ressignificados foram criados através dos elementos estéticos aplicados para representar o Hallyu e seus produtos culturais (K-drama, K-pop, etc.), para discutir a estereotipização cultural presente no nosso cotidiano. A fim de consolidar a pesquisa aqui apresentada, foi preciso recorrer a abordagens quantitativas e qualitativas, assim como estabelecer e criar um protocolo de análise com base em Valadares (2007), Bertin (2011) e Penn (2008), para analisar os objetos de estudo, além de utilizar de Osgood, Suci e Tannenbaum (1957), como medida de opinião dos fãs de cultura sul--coreana, assim como uma entrevista semiestruturada com as empresas de papelaria que confeccionaram os objetos aqui utilizados. Assim, apreende-se a importância do briefing para os profissionais de Design, Marketing e Publicidade, e a necessidade de estudos aprofundados sobre a cultura utilizada na criação de artefatos culturais, neste caso o Hallyu e seus bens, não utilizando de generalismo, por exemplo, assim, evitando as dúbias interpretações e representações sociais de uma cultura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44191
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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