Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44191
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Marcelo Machado | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Raphaela Marrise Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T13:20:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-27T13:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-26 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Raphaela Marrise Bezerra. Jamais Vu: requisitos para briefing de produtos culturais do K-pop. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44191 | - |
dc.description.abstract | A globalização tem gerado cada vez mais interação entre as nações, graças aos avanços tecnológicos de comunicação, refletindo na economia delas e consecutivamente na vida das pessoas, abrindo caminho não apenas para troca de bens e serviços, como comportamento, cultura, arte e problematizações sociais. Este trabalho tem por fim estabelecer requisitos para briefing com ênfase na elaboração de projetos gráficos com referências culturais da temática do K-pop, no intuito de diminuir as chances de lançamento de produtos que incentivem a estereotipização de grupos sociais e culturais. Para tanto, fez-se necessário realizar estudos sobre a história da Coreia do Sul e o surgimento do K-pop e do Hallyu ̶ a partir de Connor (2009), Kuwahara (2014), Oh e Lee (2014), Shim (2006), Russel (2017), Wong (2015), Kim (2011), Joo (2011), Castilho (2015) e também de documentos produzidos pelo governo sul-coreano (2011; 2015; 2017; 2018; 2019). Além disso, realizaram-se estudos sobre a briefing, utilizando como fonte Phillips (2007) e Shaughnessy (2010); sobre produção gráfica, Johansson, Lundberg e Ryberg (2011) e Baer (2005); sobre consumo por identificação, Vásquez (2007) e Silva e Vieira (2010); constituindo uma base sólida de fundamentação. Como base num estudo de caso, nas capas dos cadernos brasileiros aqui consideradas “licenciadas”, com temática K-pop, buscou-se compreender quais ressignificados foram criados através dos elementos estéticos aplicados para representar o Hallyu e seus produtos culturais (K-drama, K-pop, etc.), para discutir a estereotipização cultural presente no nosso cotidiano. A fim de consolidar a pesquisa aqui apresentada, foi preciso recorrer a abordagens quantitativas e qualitativas, assim como estabelecer e criar um protocolo de análise com base em Valadares (2007), Bertin (2011) e Penn (2008), para analisar os objetos de estudo, além de utilizar de Osgood, Suci e Tannenbaum (1957), como medida de opinião dos fãs de cultura sul--coreana, assim como uma entrevista semiestruturada com as empresas de papelaria que confeccionaram os objetos aqui utilizados. Assim, apreende-se a importância do briefing para os profissionais de Design, Marketing e Publicidade, e a necessidade de estudos aprofundados sobre a cultura utilizada na criação de artefatos culturais, neste caso o Hallyu e seus bens, não utilizando de generalismo, por exemplo, assim, evitando as dúbias interpretações e representações sociais de uma cultura. | pt_BR |
dc.format.extent | 138p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | pt_BR |
dc.subject | Artes gráficas | pt_BR |
dc.subject | Consumo – Assimilação cultural | pt_BR |
dc.subject | Fusão cultural | pt_BR |
dc.title | Jamais Vu: requisitos para briefing de produtos culturais do K-pop. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6349716511034318 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9084914012461108 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Globalization has increasingly generated interaction between countries, thanks to te chnological advances in communication, reflected in their economy and consecutively in people’s lives, paving the way not only for the exchange of goods and services, such as behavior, culture, art, and social problems. This work aims at requirements for brie fing focusing on cutting graphic projects with cultural references from K-pop, there is no way to reduce the chances of launching products that encourage the stereotyping of social and cultural groups. Therefore, it was necessary to carry out studies on the history of South Korea and the emergence of K-pop and Hallyu from Connor (2009), Kuwahara (2014), Oh and Lee (2014), Shim (2006), Russel (2017), Wong (2015), Kim (2011), Joo (2011), Castilho (2015) and also specific documents by the South Korean government (2011; 2015; 2017; 2018; 2019). In addition, carry out studies on a brie fing, using Phillips (2007) and Shaughnessy (2010) as a source; on graphic produc tion, Johansson, Lundberg and Ryberg (2011) and Baer (2005); on consumption by identification, Vásquez (2007) and Silva and Vieira (2010); constituting a solid founda tion of reasoning. As a basis for the case study, in the chapters of Brazilian notebooks used here “licensed”, with thematic K-pop, you can understand which reframes were created through aesthetic elements used for display at Hallyu and its cultural products (K-drama, K-pop, etc.), to discuss a cultural stereotyping present in our daily lives. To finish the research here Research, it was necessary to perform quantitative and qua litative approaches, such as creating an analysis protocol based on Valadares (2007), Bertin (2011) and Penn (2008), to analyze the objects of study, in addition to using Os good, Suci and Tannenbaum (1957), as a measure of opinion from fans of South Ko rean culture, as a semi-structured interview with stationery companies that made the items used here. Thus, you learn the importance of the briefing for Design, Marketing, and Advertising professionals, and the need for in-depth studies on a culture of crea ting cultural artifacts, in this case, or Hallyu and its assets, not using generalism, for example, thus preventing as the interpretations and social representations of a culture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Raphaela Marrise Bezerra.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons