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Título : Políticas educacionais antirracistas direcionadas para os palenques presentes nas legislações da Colômbia: um olhar a partir dos estudos Pós-Coloniais.
Autor : ROCHA, Almir João da
Palabras clave : Educação e Estado; Relações étnicas; Antirracismo; Colômbia
Fecha de publicación : 17-dic-2018
Citación : ROCHA, Almir João da. Políticas educacionais antirracistas direcionadas para os palenques presentes nas legislações da Colômbia: um olhar a partir dos estudos Pós-Coloniais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : Este trabalho versa sobre as políticas educacionais antirracistas direcionadas para as comunidades palenques presentes nas legislações da Colômbia: um olhar a partir dos Estudos Pós-Coloniais. Temos como objetivo geral: Compreender as políticas educacionais antirracistas direcionadas para as comunidades palenques presentes nas legislações da Colômbia. E como objetivos específicos: a) Identificar as políticas educacionais da Colômbia que tenham como foco a população palenquera; b) Verificar a concepção de comunidade palanque; c) Analisar os princípios da Educação palenquera nas legislações da Colômbia. A Abordagem Teórica utilizada são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; GROSFOGUEL 2007, 2008; WALSH 2007, 2008). Esta abordagem que nos condiciona a entender a relação de submersão imposta pelo padrão eurocêntrico de dominação estabelecido nas colônias, ou seja, um padrão de poder capaz de silenciar a voz dos colonizados durante o período das “descobertas” e que se mantem como o legitimador do poder, do ser e do saber sobre os subalternizados transformando-se em um novo modelo hegemônico denominado por “colonialidade/modernidade”. Para o desenvolvimento deste trabalho fizemos uso da pesquisa documental. No que se refere às fontes documentais, dessa pesquisa, faremos uso das legislações educacionais que conferem políticas educacionais antirracistas para as comunidades palenqueras. A escolha por estas fontes teve como critérios: a) o delineamento de ações voltadas para o combate ao racismo e suas formas correlatas sobre os povos afrocolombianos e b) pôr os palenques-quilombos atuarem na Colômbia como campo de resistência ao padrão hegemônico de poder. Para a análise dos dados faremos uso da Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), uma vez que esta técnica nos permite acessar os núcleos de sentidos que constituem o nosso objeto de pesquisa. Os resultados indicam que as políticas educacionais direcionadas para as populações palenqueras apesar dos avanços adquiridos, ainda estão sob o efeito das heranças coloniais, uma vez que tais políticas ainda classificam, racializam e subalternizam os processos educativos próprios das comunidades palenqueras. As análises apontam que apesar das reivindicações dos movimentos sociais negros afrocolombianos e das Políticas de Etnoeducação e Cátedra de Estudos Afrocolombianos, a educação palenquera como Política de Estado caminha de mãos dadas com a educação Intercultural Funcional, ambas eivadas pelo efeito da Colonialidade nos eixos do Poder, Saber e Ser.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44133
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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