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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44133

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorROCHA, Almir João da-
dc.date.accessioned2022-04-25T11:39:45Z-
dc.date.available2022-04-25T11:39:45Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationROCHA, Almir João da. Políticas educacionais antirracistas direcionadas para os palenques presentes nas legislações da Colômbia: um olhar a partir dos estudos Pós-Coloniais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44133-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre as políticas educacionais antirracistas direcionadas para as comunidades palenques presentes nas legislações da Colômbia: um olhar a partir dos Estudos Pós-Coloniais. Temos como objetivo geral: Compreender as políticas educacionais antirracistas direcionadas para as comunidades palenques presentes nas legislações da Colômbia. E como objetivos específicos: a) Identificar as políticas educacionais da Colômbia que tenham como foco a população palenquera; b) Verificar a concepção de comunidade palanque; c) Analisar os princípios da Educação palenquera nas legislações da Colômbia. A Abordagem Teórica utilizada são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; GROSFOGUEL 2007, 2008; WALSH 2007, 2008). Esta abordagem que nos condiciona a entender a relação de submersão imposta pelo padrão eurocêntrico de dominação estabelecido nas colônias, ou seja, um padrão de poder capaz de silenciar a voz dos colonizados durante o período das “descobertas” e que se mantem como o legitimador do poder, do ser e do saber sobre os subalternizados transformando-se em um novo modelo hegemônico denominado por “colonialidade/modernidade”. Para o desenvolvimento deste trabalho fizemos uso da pesquisa documental. No que se refere às fontes documentais, dessa pesquisa, faremos uso das legislações educacionais que conferem políticas educacionais antirracistas para as comunidades palenqueras. A escolha por estas fontes teve como critérios: a) o delineamento de ações voltadas para o combate ao racismo e suas formas correlatas sobre os povos afrocolombianos e b) pôr os palenques-quilombos atuarem na Colômbia como campo de resistência ao padrão hegemônico de poder. Para a análise dos dados faremos uso da Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), uma vez que esta técnica nos permite acessar os núcleos de sentidos que constituem o nosso objeto de pesquisa. Os resultados indicam que as políticas educacionais direcionadas para as populações palenqueras apesar dos avanços adquiridos, ainda estão sob o efeito das heranças coloniais, uma vez que tais políticas ainda classificam, racializam e subalternizam os processos educativos próprios das comunidades palenqueras. As análises apontam que apesar das reivindicações dos movimentos sociais negros afrocolombianos e das Políticas de Etnoeducação e Cátedra de Estudos Afrocolombianos, a educação palenquera como Política de Estado caminha de mãos dadas com a educação Intercultural Funcional, ambas eivadas pelo efeito da Colonialidade nos eixos do Poder, Saber e Ser.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectColômbiapt_BR
dc.titlePolíticas educacionais antirracistas direcionadas para os palenques presentes nas legislações da Colômbia: um olhar a partir dos estudos Pós-Coloniais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0685764685199903pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with the antiracist educational policies directed at the palenque communities present in the legislations of Colombia: a look from the Postcolonial Studies. We have as general objective: To understand the antiracist educational policies directed at the palenque communities present in the legislations of Colombia. And as specific objectives: a) To identify the educational policies of Colombia that focus on the palenquera population; b) Check the conception of community palenque; c) Analyze the principles of Palenque Education in the legislations of Colombia. The theoretical approach used is Latin American Postcolonial Studies (QUIJANO, 2000, 2005, MIGNOLO, 2005, 2008, GROSFOGUEL 2007, 2008 and WALSH 2007, 2008). This approach makes us understand the relationship of submersion imposed by the Eurocentric pattern of domination established in the colonies, that is, a power pattern capable of silencing the voice of the colonized during the period of the "discoveries" and that remains as the legitimator of the power, of being and of knowledge about the subalternized ones, turning into a new hegemonic model denominated by "coloniality / modernity". For the development of this work we made use of documentary research. Regarding the documentary sources, of this research, we will make use of educational legislation that provides antiracist educational policies for the communities of Palenqueras. The choice of these sources was based on the following criteria: a) the design of actions aimed at combating racism and its related forms on Afro-Colombian peoples; and b) making quenching operations in Colombia as a field of resistance to the hegemonic pattern of power. For the analysis of the data, we will use Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 1977; VALA, 1999), since this technique allows us to access the sense nuclei that constitute our research object. The results indicate that the educational policies directed to the palenqueras populations, despite the acquired advances, are still under the influence of the colonial inheritances, since such policies still classify, racialize and subordinate the educational processes peculiar to the communities of Palenqueras. The analyzes show that despite the demands of black Afro-Colombian social movements and the Ethno-Education Policies and Chair of Afro-Colombian Studies, palenque education as State Politics goes hand in hand with Intercultural Functional Education, both influenced by the effect of coloniality on the axes of Power, Knowing and Being.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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