Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44102

Compartilhe esta página

Título: Especiaria: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas.
Autor(es): SILVA, Orlando Felipe dos Santos
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino (Ensino médio); Funções orgânicas; Contextualização; Especiarias
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: SILVA, Orlando Felipe dos Santos. Especiaria: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O ensino de química há anos registra inúmeras dificuldades sofridas pelos estudantes em compreender os conceitos oriundos dessa ciência. Conforme o contexto escolar, a maioria dos estudantes sentem dificuldades, o que gera um desinteresse em aprender os conceitos discutidos em sala, uma vez que não identificam a relação destes com o cotidiano e/ou sua importância na tomada de decisão. Visando inserir um tema que esteja relacionado com o cotidiano dos estudantes, foi utilizada a temática das especiarias, como tema gerador, com o intuito de promover um diálogo entre conteúdos disciplinares e a química cotidiana dos estudantes. Este trabalho propõe a aplicação de um projeto a partir da temática “Especiarias - uma abordagem contextualizada para o ensino das funções orgânicas”, que foi realizado em uma escola da rede pública de Ensino Médio localizada no município de Caruaru-PE com estudantes voluntários. Com o objetivo de oportunizar a compreensão do conteúdo de funções orgânicas por meio de um tema do cotidiano mais a contextualização, através do entendimento histórico e do desenvolvimento do tema junto a química, possibilitando a compreensão por parte dos estudantes. Podendo ser visto nos resultados quando, os estudantes conseguem construir a relação dos compostos químicos das especiarias estudas com a química conteudista vista em sala e as relações feitas com o cotidiano a partir das propriedades desses produtos naturais. Contudo, pretendeu-se a partir da abordagem contextualizada um ensino das funções orgânicas mais oportuno e que tivesse impacto no desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes e melhorar o posicionamento em relação a diversos assuntos do cotidiano dos mesmos, o que de fato aconteceu. Foram utilizadas diversas estratégias como vídeo, debates, pesquisas e exposição de trabalhos. A riqueza dos conceitos da temática e seu potencial educativo pode ser um dos caminhos para aproximar o estudante do conhecimento cientifico. Desta forma a química torna-se uma abordagem capaz de explicar fenômenos triviais do cotidiano. Foi possível concluir que o desenvolvimento e aplicação deste trabalho venha contribuir com os professores em sua prática pedagógica em sala de aula ou para além dela.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44102
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Orlando Felipe dos Santos.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons