Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44102
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Orlando Felipe dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:53:33Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:53:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Orlando Felipe dos Santos. Especiaria: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44102 | - |
dc.description.abstract | O ensino de química há anos registra inúmeras dificuldades sofridas pelos estudantes em compreender os conceitos oriundos dessa ciência. Conforme o contexto escolar, a maioria dos estudantes sentem dificuldades, o que gera um desinteresse em aprender os conceitos discutidos em sala, uma vez que não identificam a relação destes com o cotidiano e/ou sua importância na tomada de decisão. Visando inserir um tema que esteja relacionado com o cotidiano dos estudantes, foi utilizada a temática das especiarias, como tema gerador, com o intuito de promover um diálogo entre conteúdos disciplinares e a química cotidiana dos estudantes. Este trabalho propõe a aplicação de um projeto a partir da temática “Especiarias - uma abordagem contextualizada para o ensino das funções orgânicas”, que foi realizado em uma escola da rede pública de Ensino Médio localizada no município de Caruaru-PE com estudantes voluntários. Com o objetivo de oportunizar a compreensão do conteúdo de funções orgânicas por meio de um tema do cotidiano mais a contextualização, através do entendimento histórico e do desenvolvimento do tema junto a química, possibilitando a compreensão por parte dos estudantes. Podendo ser visto nos resultados quando, os estudantes conseguem construir a relação dos compostos químicos das especiarias estudas com a química conteudista vista em sala e as relações feitas com o cotidiano a partir das propriedades desses produtos naturais. Contudo, pretendeu-se a partir da abordagem contextualizada um ensino das funções orgânicas mais oportuno e que tivesse impacto no desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes e melhorar o posicionamento em relação a diversos assuntos do cotidiano dos mesmos, o que de fato aconteceu. Foram utilizadas diversas estratégias como vídeo, debates, pesquisas e exposição de trabalhos. A riqueza dos conceitos da temática e seu potencial educativo pode ser um dos caminhos para aproximar o estudante do conhecimento cientifico. Desta forma a química torna-se uma abordagem capaz de explicar fenômenos triviais do cotidiano. Foi possível concluir que o desenvolvimento e aplicação deste trabalho venha contribuir com os professores em sua prática pedagógica em sala de aula ou para além dela. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Especiarias | pt_BR |
dc.title | Especiaria: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0189567771384280 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of chemistry for years records numerous difficulties suffered by students in understanding the concepts derived from this science. According to the school context, most students experience difficulties, which generates a lack of interest in learning the concepts discussed in the classroom, since they do not identify their relationship with daily life and/or their importance in decision making. In order to insert a theme that is related to the daily life of the students, the theme of spices was used, as a generating theme, in order to promote a dialogue between disciplinary content and the daily chemistry of students. This work proposes the application of a project based on the theme "Spices - a contextualized approach for the teaching of organic functions", which was carried out in a school of the public high school located in the municipality of Caruaru-PE with volunteer students. In order to provide the understanding of the content of organic functions through a daily theme plus contextualization, through historical understanding and the development of the theme with chemistry, enabling students to understand. It can be seen in the results when, students manage to build the relationship of chemical compounds of spices studies with the conteudist chemistry seen in the room and the relationships made with everyday life from the properties of these natural products. However, it was intended from the contextualized approach to teach the most timely organic functions and that had an impact on the critical and citizen development of students and improve positioning in relation to various subjects of their daily lives, which actually happened. Several strategies were used such as video, debates, research and exhibition of papers. The richness of the concepts of the theme and its educational potential can be one of the ways to bring the student closer to scientific knowledge. Thus chemistry becomes an approach capable of explaining trivial phenomena of everyday life. It was possible to conclude that the development and application of this work will contribute with teachers in their pedagogical practice in the classroom or beyond. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Orlando Felipe dos Santos.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons