Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44100

Share on

Title: Reflexão sobre as potenciais contribuições dos jogos competitivos e dos cooperativos: um estudo de caso.
Authors: SILVA, Joice Tatiane da
Keywords: Química – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Jogos educativos; Química – História; Aprendizagem – Recursos didáticos
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: SILVA, Joice Tatiane da. Reflexão sobre as potenciais contribuições dos jogos competitivos e dos cooperativos: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A utilização dos jogos didáticos como ferramenta que auxilie no processo de ensino e aprendizagem cresceu muito ao longo dos anos, na busca dos professores por uma ferramenta que motivasse os alunos a aprender. E os jogos didáticos tem se mostrado com esta finalidade seja na modalidade cooperativa ou competitiva, o presente estudo de natureza qualitativa e exploratória tem o objetivo de investigar as contribuições e potencialidades dos jogos cooperativos e competitivos em termos do desenvolvimento de habilidades socio-cognitivas e da aprendizagem da história da química na concepção do estudante. Para isso fez-se necessário a elaboração de um jogo didático que pudesse ser utilizado nas duas modalidades com pequenas modificações nas regras. A coleta dos dados deu-se a partir da análise de questionário aplicado após a vivência do jogo nas modalidades cooperativa e competitiva. A amostra foi constituída por 17 discentes sendo 10 participantes do jogo cooperativo e 7 no competitivo, no qual estão regularmente matriculados no componente curricular obrigatório “História da química”, de um curso de formação docente em Química de uma Universidade Pública do Agreste de Pernambuco. A metodologia empregada na apreciação dos dados foi a análise textual do questionário e permitiu responder à questão problema deste estudo. Os resultados obtidos mostraram a importância da escolha da modalidade do jogo que melhor vai atender os objetivos do professor de acordo com as potencialidades que ele pretende despertar ou desenvolver em seus alunos. Observamos que na concepção dos estudantes (em qualquer das modalidades) o objetivo de ganhar e de ser protagonista da vitória esta imbricado ao entendimento cultural que permeia a ideia de jogar dos estudantes e gera conflitos, sobretudo na modalidade cooperativa visto que é entendido como um comportamento inaceitável nessa modalidade. Independente disso o jogo em ambas modalidades mantém suas características de interação nos grupos, de mobilização do conhecimento, de imersão e consequentemente da ludicidade. Desse modo cabe ao docente mediar anteriormente a vivência do jogo a compreensão dessas características, destacar possíveis situações didáticas que fomente o aprendizado e paute as estratégias mobilizadas no jogo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44100
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Joice Tatiane da.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons