Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44100
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Joice Tatiane da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:51:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Joice Tatiane da. Reflexão sobre as potenciais contribuições dos jogos competitivos e dos cooperativos: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44100 | - |
dc.description.abstract | A utilização dos jogos didáticos como ferramenta que auxilie no processo de ensino e aprendizagem cresceu muito ao longo dos anos, na busca dos professores por uma ferramenta que motivasse os alunos a aprender. E os jogos didáticos tem se mostrado com esta finalidade seja na modalidade cooperativa ou competitiva, o presente estudo de natureza qualitativa e exploratória tem o objetivo de investigar as contribuições e potencialidades dos jogos cooperativos e competitivos em termos do desenvolvimento de habilidades socio-cognitivas e da aprendizagem da história da química na concepção do estudante. Para isso fez-se necessário a elaboração de um jogo didático que pudesse ser utilizado nas duas modalidades com pequenas modificações nas regras. A coleta dos dados deu-se a partir da análise de questionário aplicado após a vivência do jogo nas modalidades cooperativa e competitiva. A amostra foi constituída por 17 discentes sendo 10 participantes do jogo cooperativo e 7 no competitivo, no qual estão regularmente matriculados no componente curricular obrigatório “História da química”, de um curso de formação docente em Química de uma Universidade Pública do Agreste de Pernambuco. A metodologia empregada na apreciação dos dados foi a análise textual do questionário e permitiu responder à questão problema deste estudo. Os resultados obtidos mostraram a importância da escolha da modalidade do jogo que melhor vai atender os objetivos do professor de acordo com as potencialidades que ele pretende despertar ou desenvolver em seus alunos. Observamos que na concepção dos estudantes (em qualquer das modalidades) o objetivo de ganhar e de ser protagonista da vitória esta imbricado ao entendimento cultural que permeia a ideia de jogar dos estudantes e gera conflitos, sobretudo na modalidade cooperativa visto que é entendido como um comportamento inaceitável nessa modalidade. Independente disso o jogo em ambas modalidades mantém suas características de interação nos grupos, de mobilização do conhecimento, de imersão e consequentemente da ludicidade. Desse modo cabe ao docente mediar anteriormente a vivência do jogo a compreensão dessas características, destacar possíveis situações didáticas que fomente o aprendizado e paute as estratégias mobilizadas no jogo. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Química – História | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem – Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre as potenciais contribuições dos jogos competitivos e dos cooperativos: um estudo de caso. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2083358736902400 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of didactic games as a tool that assists in the process of teaching and learning has grown a lot over the years, in the search for teachers by a tool that motivatie students to learn. And the didactic games have been shown for this purpose either in the cooperative or competitive modality, the present qualitative and exploratory study aims to investigate the contributions and potentialities of cooperative and competitive games In terms of the development of socio-cognitive skills and the learning of the history of chemistry in the conception of the student. For this, it was necessary to elaborate a didactic game that could be used in both modalities with minor modifications in the rules. Data collection was based on the analysis of the questionnaire applied after the experience of the game in cooperative and competitive modalities. The sample consisted of 17 students being 10 participants in the cooperative game and 7 in the competitive, in which they are regularly enrolled in the mandatory curricular component "History of Chemistry", of a teacher training course in chemistry of a Public university in the Agreste of Pernambuco. The methodology used to assess the data was the textual analysis of the questionnaire and allowed to answer the problem issue of this study. The results showed the importance of choosing the modality of the game that will best meet the objectives of the teacher according to the potentialities he intends to awaken or develop in his students. We observed that in the conception of students (in any of the modalities) the goal of winning and being the protagonist of victory is embedded in the cultural understanding that permeates the idea of playing the students and generates conflicts, especially in the cooperative modality Since it is understood as unacceptable behaviour in this modality. Regardless the game in both modalities maintains its interaction characteristics in the groups, mobilization of knowledge, immersion and consequently of ludicity. Thus, it is up to the teacher to mediate previously the experience of the game the comprehension of these characteristics, highlighting possible didactic situations that foster learning and guide the strategies mobilized in the game. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Joice Tatiane da.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons