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Título: O jogo Química City: uma proposta de jogo didático para o ensino de química voltado à formação humana.
Autor(es): SILVA, João Paulo da
Palavras-chave: Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio); Jogos no ensino de química; Jogos educativos; Ensino – Recursos didáticos
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: SILVA, João Paulo da. O jogo Química City: uma proposta de jogo didático para o ensino de química voltado à formação humana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O ensino de Química tem se tornado cada vez mais desafiador para alunos e professores, e como consequência, cada vez mais estudos sobre metodologias de ensino vêm sendo feitos pelos pesquisadores na área. Um exemplo disso é o uso da atividade lúdica em sala de aula, em especial os jogos didáticos. Na última década, estudos direcionados ao uso de jogos e atividades lúdicas têm-se mostrado que esta é uma estratégia eficaz para o processo de ensino. Assim, os jogos didáticos são um recurso importante para o ensino, sendo uma metodologia alternativa e valiosa para o professor, facilitando também a compreensão de determinados conceitos por parte dos estudantes, auxiliando deste modo no processo de aprendizagem. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um jogo em uma turma do Ensino Médio, usando conceitos da química orgânica. Química City é um jogo, cujo tabuleiro representa uma cidade. Vários desafios no jogo envolvem ambientes que podem ser encontrados em uma cidade, como farmácia, escola, quitanda etc.Os estudantes devem então responder questões que estão associadas a esses espaços, sempre em uma perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). O jogo foi aplicado em um grupo de seis alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Vertentes (PE), no segundo semestre desse ano. Para se ter a percepção do entendimento dos alunos em relação ao jogo, dois questionários foram entreguesa eles após a aplicação, sendo um objetivo (em escala de Likert) e outro subjetivo. Ambos os questionários foram baseados em um modelo que avaliava a motivação, a experiência do usuário e a aprendizagem. De modo geral, a avaliação dos estudantes foi bem positiva para o jogo, mostrando que sempre é interessante o uso de uma metodologia diferenciada para despertar a atenção dos alunos, e consequentemente proporcionar melhor entendimento do assunto. Durante aplicação, percebeu-se o quanto os alunos se envolveram na atividade, pois por ser algo diferente do que eles tinham sala de aula, os alunos se envolveram de forma ativa em todas as situações propostas pelo jogo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44099
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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