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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44099
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Paulo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:51:23Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:51:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Paulo da. O jogo Química City: uma proposta de jogo didático para o ensino de química voltado à formação humana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44099 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química tem se tornado cada vez mais desafiador para alunos e professores, e como consequência, cada vez mais estudos sobre metodologias de ensino vêm sendo feitos pelos pesquisadores na área. Um exemplo disso é o uso da atividade lúdica em sala de aula, em especial os jogos didáticos. Na última década, estudos direcionados ao uso de jogos e atividades lúdicas têm-se mostrado que esta é uma estratégia eficaz para o processo de ensino. Assim, os jogos didáticos são um recurso importante para o ensino, sendo uma metodologia alternativa e valiosa para o professor, facilitando também a compreensão de determinados conceitos por parte dos estudantes, auxiliando deste modo no processo de aprendizagem. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um jogo em uma turma do Ensino Médio, usando conceitos da química orgânica. Química City é um jogo, cujo tabuleiro representa uma cidade. Vários desafios no jogo envolvem ambientes que podem ser encontrados em uma cidade, como farmácia, escola, quitanda etc.Os estudantes devem então responder questões que estão associadas a esses espaços, sempre em uma perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). O jogo foi aplicado em um grupo de seis alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Vertentes (PE), no segundo semestre desse ano. Para se ter a percepção do entendimento dos alunos em relação ao jogo, dois questionários foram entreguesa eles após a aplicação, sendo um objetivo (em escala de Likert) e outro subjetivo. Ambos os questionários foram baseados em um modelo que avaliava a motivação, a experiência do usuário e a aprendizagem. De modo geral, a avaliação dos estudantes foi bem positiva para o jogo, mostrando que sempre é interessante o uso de uma metodologia diferenciada para despertar a atenção dos alunos, e consequentemente proporcionar melhor entendimento do assunto. Durante aplicação, percebeu-se o quanto os alunos se envolveram na atividade, pois por ser algo diferente do que eles tinham sala de aula, os alunos se envolveram de forma ativa em todas as situações propostas pelo jogo. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | O jogo Química City: uma proposta de jogo didático para o ensino de química voltado à formação humana. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1798469816266072 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chemistry teaching has become increasingly challenging for students and teachers, and as a result, more and more studies on teaching methodologies are being done by researchers in the field. An example of this is the use of playful activity in the classroom, especially the didactic games. In the last decade, studies focused on the use of games and playful activities have been shown to be an effective strategy in the teaching process. Thus, the didactic games are an important resource for teaching, being a valuable alternative methodology for the teacher, also facilitating the understanding of certain concepts by the students, helping in the learning process. With this in mind, the aim of this study was to develop and apply a game for a high school class using concepts from organic chemistry. Chemistry City is a game whose board represents a city. Several challenges in the game involve environments that can be found in a city, such as a drugstore, school, grocery store, etc. Students should then answer questions that are associated with these spaces, always from a STSE (Science, Technology, Society and Environment) perspective. The game was applied to a group of six students of the third-year high school from a school in the city of Vertentes (PE) in the second semester of this year. To have the perception of students' understanding of the game, two questionnaires were delivered to them after application, one objective (Likert scale) and another subjective. Both questionnaires were based on a model that assessed motivation, user experience and learning. Overall, the students 'evaluation was very positive for the game, showing that it is always interesting to use a different methodology to arouse students' attention, and consequently provide a better understanding of the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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