Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44098

Comparte esta pagina

Título : O estudo de caso e a temática “agrotóxicos” como estratégia para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão.
Autor : SILVA, Jessica Damiana dos Santos
Palabras clave : Química – Estudo e ensino (Ensino médio); Ensino– Estudos de casos; Agrotóxicos; Processo decisório em adolescentes; Cidadania - Formação
Fecha de publicación : 17-dic-2019
Citación : SILVA, Jessica Damiana dos Santos. O estudo de caso e a temática “agrotóxicos” como estratégia para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, documentos norteadores da Educação Básica do Brasil, destacam a importância de ser ofertada nas instituições de ensino uma educação que desenvolva nos estudantes habilidades e competências que os capacitem para a vida em sociedade. Dentre estas habilidades, destacamos a capacidade de tomada de decisão como sendo relevante na resolução de problemas do cotidiano. Dessa forma, no presente trabalho nos dispomos a investigar como a temática “Agrotóxicos”, em uma abordagem sociocientífica, desenvolve a capacidade de tomada de decisão em estudantes do Ensino Médio. Para tal, utilizamos o método de ensino por estudo de caso, no qual dez (10) estudantes de uma escola do interior de Pernambuco, divididos em pequenos grupos, resolveram um caso intitulado “O Mistério dos Cajueiros” que aborda a baixa produtividade de uma lavoura de castanha de caju na cidade de Agrestina-PE. Por meio de uma sequência didática constituída de três momentos – entrega do caso e pesquisa na Internet sobre possíveis causas que explicassem essa baixa produtividade, discussão acerca dos 10 mitos e verdades sobre agrotóxicos e entrega da solução e avaliação do estudo de caso pelos participantes – os estudantes tiveram que: identificar o problema contido no caso, analisar aspectos sociocientíficos associados a ele e efetuar a tomada de decisão frente ao caso. Essa tomada de decisão foi realizada conforme um modelo normativo de tomada de decisão proposto por Kortland (1996), sistematizado na forma de questões norteadoras. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações em áudio, respostas escritas das questões norteadoras e questionário avaliativo sobre o estudo do caso “O Mistério dos Cajueiros”. Os mesmos foram analisados com base nos princípios da Análise de Conteúdo e interpretados à luz dos referenciais teóricos que norteiam este trabalho. A partir disso, identificamos que, mesmo havendo uma discussão sobre os malefícios dos agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente, durante o processo de tomada de decisão, em suas respostas os estudantes priorizaram os aspectos econômicos e sociais, levando a maioria dos grupos a escolher a utilização de agrotóxicos como solução para o problema envolvido no caso. De modo geral, concluímos que a utilização da temática em questão, envolvida em um estudo de caso, possibilita o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão, habilidade que poderá servir para a resolução de problemas em outros contextos vivenciados pelos discentes. Por fim, apresentamos no trabalho temáticas sugeridas pelos estudantes que poderão ser abordadas em futuras pesquisas na forma de estudo de caso, como a “Legalização da maconha” e a “Feira de Caruaru”. Nosso intuito é, por meio destas e da própria temática “Agrotóxicos”, investigar – à posteriori – as suas contribuições para o ensino de conteúdos químicos na perspectiva sociocientífica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44098
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jessica Damiana dos Santos.pdf3,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons