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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44098
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jessica Damiana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:51:12Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:51:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jessica Damiana dos Santos. O estudo de caso e a temática “agrotóxicos” como estratégia para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44098 | - |
dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, documentos norteadores da Educação Básica do Brasil, destacam a importância de ser ofertada nas instituições de ensino uma educação que desenvolva nos estudantes habilidades e competências que os capacitem para a vida em sociedade. Dentre estas habilidades, destacamos a capacidade de tomada de decisão como sendo relevante na resolução de problemas do cotidiano. Dessa forma, no presente trabalho nos dispomos a investigar como a temática “Agrotóxicos”, em uma abordagem sociocientífica, desenvolve a capacidade de tomada de decisão em estudantes do Ensino Médio. Para tal, utilizamos o método de ensino por estudo de caso, no qual dez (10) estudantes de uma escola do interior de Pernambuco, divididos em pequenos grupos, resolveram um caso intitulado “O Mistério dos Cajueiros” que aborda a baixa produtividade de uma lavoura de castanha de caju na cidade de Agrestina-PE. Por meio de uma sequência didática constituída de três momentos – entrega do caso e pesquisa na Internet sobre possíveis causas que explicassem essa baixa produtividade, discussão acerca dos 10 mitos e verdades sobre agrotóxicos e entrega da solução e avaliação do estudo de caso pelos participantes – os estudantes tiveram que: identificar o problema contido no caso, analisar aspectos sociocientíficos associados a ele e efetuar a tomada de decisão frente ao caso. Essa tomada de decisão foi realizada conforme um modelo normativo de tomada de decisão proposto por Kortland (1996), sistematizado na forma de questões norteadoras. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações em áudio, respostas escritas das questões norteadoras e questionário avaliativo sobre o estudo do caso “O Mistério dos Cajueiros”. Os mesmos foram analisados com base nos princípios da Análise de Conteúdo e interpretados à luz dos referenciais teóricos que norteiam este trabalho. A partir disso, identificamos que, mesmo havendo uma discussão sobre os malefícios dos agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente, durante o processo de tomada de decisão, em suas respostas os estudantes priorizaram os aspectos econômicos e sociais, levando a maioria dos grupos a escolher a utilização de agrotóxicos como solução para o problema envolvido no caso. De modo geral, concluímos que a utilização da temática em questão, envolvida em um estudo de caso, possibilita o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão, habilidade que poderá servir para a resolução de problemas em outros contextos vivenciados pelos discentes. Por fim, apresentamos no trabalho temáticas sugeridas pelos estudantes que poderão ser abordadas em futuras pesquisas na forma de estudo de caso, como a “Legalização da maconha” e a “Feira de Caruaru”. Nosso intuito é, por meio destas e da própria temática “Agrotóxicos”, investigar – à posteriori – as suas contribuições para o ensino de conteúdos químicos na perspectiva sociocientífica. | pt_BR |
dc.format.extent | 87p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Ensino– Estudos de casos | pt_BR |
dc.subject | Agrotóxicos | pt_BR |
dc.subject | Processo decisório em adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Cidadania - Formação | pt_BR |
dc.title | O estudo de caso e a temática “agrotóxicos” como estratégia para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1311732758567596 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1891314413056310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base, guiding documents of the Basic Education of Brazil, highlight the importance of being offered in educational institutions an education that develops in students skills and competences that enable them for life in society. Among these skills, we highlight decision-making ability as relevant in everyday problem solving. Thus, in the present work we are willing to investigate how the theme “Pesticides”, in a socio-scientific approach, develops the decision-making capacity of high school students. For this, we used the case study teaching method, in which ten (10) students from a school in the countryside of Pernambuco, divided into small groups, solved a case entitled “The Mystery of the Cashew Trees” that addresses the low productivity of a Cashew nut farming in the city of Agrestina-PE. Through a didactic sequence consisting of three moments - case delivery and Internet research on possible causes that explain this low productivity, discussion of the 10 pesticide myths and truths and solution delivery and case study evaluation by participants - Students had to: identify the problem contained in the case, analyze the socio-scientific aspects associated with it and make the decision making on the case. This decision making was performed according to a normative decision making model proposed by Kortland (1996), systematized in the form of guiding questions. Data collection was performed through audio recordings, written answers to the guiding questions and evaluative questionnaire about the case study "The Mystery of the Cashew Trees". They were analyzed based on the principles of Content Analysis and interpreted in the light of the theoretical references that guide this work. From this, we identified that, even though there is a discussion about the harmful effects of pesticides on health and the environment, during the decision-making process, in their answers students prioritized economic and social aspects, leading most groups to choose to use pesticides as a solution to the problem involved in the case. In general, we conclude that the use of the subject in question, involved in a case study, enables the development of decision-making ability, which can serve to solve problems in other contexts experienced by students. Finally, we present in the work themes suggested by the students that may be approached in future research in the form of case study, such as “Marijuana Legalization” and “Caruaru Fair”. Our intention is, through these and the very theme "Pesticides", to investigate – in the future – their contributions to the teaching of chemical contents in the socio-scientific perspective. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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