Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44084

Comparte esta pagina

Título : A contextualização dos conhecimentos químicos favorecida pela experiência de imersão promovida pelo jogo de Escape Room “Escape químico - real experience”.
Autor : SILVA FILHO, José Robson da
Palabras clave : Química – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Jogos educativos; Contextualização
Fecha de publicación : 13-dic-2019
Citación : SILVA FILHO, José Robson da. A contextualização dos conhecimentos químicos favorecida pela experiência de imersão promovida pelo jogo de Escape Room “Escape químico - real experience”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A recorrência de trabalhos sobre o uso de jogos no ensino já é conhecida, não sendo diferente no ensino de Química. Nota-se cada vez mais a dificuldade do professor em fazer a diferença por meio de sua metodologia diante de tudo que está disponível de ferramentas e informações aos alunos porém, se faz necessário o esforço e força de vontade dos docentes em se adaptarem em prol do resgate do interesse de seus alunos em sala, visando uma apresentação melhor e mais contextualizada do conteúdo. Neste trabalho, destaca-se a versatilidade do lúdico através de um jogo pedagógico proveniente do escape room com o objetivo de contextualizar e colaborar com a significação dos conceitos químicos, além de analisar fatores que geram a colaboração entre os alunos. Esses fatores serão analisados através do que foi abordado e colocado em prática no referencial teórico, além de fundamentar o que foi proposto em um evento teste. A escolha de propor o jogo “Escape Químico – real experience” está diretamente ligada a uma vontade antiga de propor um momentoao aluno que a lógica, o raciocínio rápido e a articulação com os conhecimentos científicos fossem colocados à prova sem necessariamente haver um exame para isso. A realidade alternativa criada pela própria característica do jogo é de extrema importância para destacar o gênero de jogos de fuga como uma excelente opção para objetivos pedagógicos como esse. As inspirações provenientes do RPG e ARG mostram a dimensão que esse gênero de jogo pode atingir no que diz respeito a jogabilidade, a resultados atrelados ao ensino, tal como avanços satisfatórios no desenvolvimento escolar e cognitivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44084
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA FILHO, José Robson da.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons