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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44084
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, José Robson da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T14:42:58Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T14:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, José Robson da. A contextualização dos conhecimentos químicos favorecida pela experiência de imersão promovida pelo jogo de Escape Room “Escape químico - real experience”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44084 | - |
dc.description.abstract | A recorrência de trabalhos sobre o uso de jogos no ensino já é conhecida, não sendo diferente no ensino de Química. Nota-se cada vez mais a dificuldade do professor em fazer a diferença por meio de sua metodologia diante de tudo que está disponível de ferramentas e informações aos alunos porém, se faz necessário o esforço e força de vontade dos docentes em se adaptarem em prol do resgate do interesse de seus alunos em sala, visando uma apresentação melhor e mais contextualizada do conteúdo. Neste trabalho, destaca-se a versatilidade do lúdico através de um jogo pedagógico proveniente do escape room com o objetivo de contextualizar e colaborar com a significação dos conceitos químicos, além de analisar fatores que geram a colaboração entre os alunos. Esses fatores serão analisados através do que foi abordado e colocado em prática no referencial teórico, além de fundamentar o que foi proposto em um evento teste. A escolha de propor o jogo “Escape Químico – real experience” está diretamente ligada a uma vontade antiga de propor um momentoao aluno que a lógica, o raciocínio rápido e a articulação com os conhecimentos científicos fossem colocados à prova sem necessariamente haver um exame para isso. A realidade alternativa criada pela própria característica do jogo é de extrema importância para destacar o gênero de jogos de fuga como uma excelente opção para objetivos pedagógicos como esse. As inspirações provenientes do RPG e ARG mostram a dimensão que esse gênero de jogo pode atingir no que diz respeito a jogabilidade, a resultados atrelados ao ensino, tal como avanços satisfatórios no desenvolvimento escolar e cognitivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | A contextualização dos conhecimentos químicos favorecida pela experiência de imersão promovida pelo jogo de Escape Room “Escape químico - real experience”. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4676884058402802 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The recurrence of works on the use of games in teaching is already known, and no different in chemistry teaching. There is an increasing difficulty for teachers to make a difference in their methodology in the face of all available tools and information for students, but it is necessary the effort and willpower of teachers to adapt to the rescue. of interest to your students in class, aiming at a better and more contextualized presentation of the content In this work, the importance of playfulness through a pedagogical game from the escape room is highlighted in order to contextualize and collaborate with the meaning of chemical concepts, besides analyzing factors that generate collaboration among students. These factors will be analyzed through what was approached and put into practice in the theoretical framework and substantiate what was proposed in a test event. The choice to propose the game “Escape Químico – real experience” is directly linked to an old desire to propose a moment to the student that logic, quick thinking and articulation with scientific knowledge should be tested without necessarily having an examination for it. The alternate reality created by the game's own feature is of utmost importance in highlighting the escape game genre as an excellent choice for teaching purposes like this. Inspirations from RPG and ARG show the extent to which this game genre can reach in terms of gameplay, learning outcomes, as well as satisfactory advances in school and cognitive development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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SILVA FILHO, José Robson da.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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