Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44082
Compartilhe esta página
Título: | Contribuições da abordagem de conteúdos relacionados ao manejo de resíduos, numa perspectiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), para formação de licenciandos em Química. |
Autor(es): | REGO, Lucimara Maria da Silva |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino; Professores - Formação; Ciência e tecnologia; Resíduos - Manejo |
Data do documento: | 16-Dez-2019 |
Citação: | REGO, Lucimara Maria da Silva. Contribuições da abordagem de conteúdos relacionados ao manejo de resíduos, numa perspectiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), para formação de licenciandos em Química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O manejo de resíduos gerados em atividades experimentais ainda se constitui um dos grandes desafios de gestão ambiental em instituições de ensino superior brasileiras. Por considerarmos que as vivências de ações teórico/práticas voltadas à adequação do manejo de resíduos pode contribuir para formação de professores mais crítico-coerentes quanto às problemáticas ambientais e que, teoricamente, professores formados nesse paradigma poderiam adotar a mesma práxis em suas situações de ensino, inerentes à sua atuação profissional, investimos na construção desse trabalho. Portanto, o objetivo desse estudo é analisar as contribuições de conteúdos conceituais e procedimentais relativos ao manejo de resíduos na formação de licenciandos em Química, a partir de uma perspectiva CTS. A metodologia empregada consistiu-se da aplicação de questionário, intervenção com observação participante, e entrevista semiestruturada, sendo os dados da observação e da entrevista registrados em áudio, com um grupo de seis licenciandos em Química licenciatura da UFPE-CA. Para apreciação dos dados, foi utilizada análise de conteúdo de Bardin, a partir de fragmentos das falas dos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que a discussão referente ao manejo de resíduo Químico, é discutida, porém pouco clara para os estudantes do curso, dado que todos os licenciandos apresentaram pouca familiaridade com o manejo desses resíduos. No entanto, os licenciandos realizaram a associação com a temática e os impactos ambientais, além disso, observamos a construção de conceitos químicos, tais como: resíduo, oxirredução, número de oxidação, neutralização e outros associados a temática manejo de resíduo. Pudemos observar a compreensão de conteúdos conceituais e procedimentais. Isso nos levou a concluir que trabalhar a temática ambiental com a abordagem CTS pode contribui para apropriação de conceitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44082 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REGO, Lucimara Maria da Silva.pdf | 550,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons