Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44082

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de-
dc.contributor.authorREGO, Lucimara Maria da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:19:13Z-
dc.date.available2022-04-20T14:19:13Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationREGO, Lucimara Maria da Silva. Contribuições da abordagem de conteúdos relacionados ao manejo de resíduos, numa perspectiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), para formação de licenciandos em Química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44082-
dc.description.abstractO manejo de resíduos gerados em atividades experimentais ainda se constitui um dos grandes desafios de gestão ambiental em instituições de ensino superior brasileiras. Por considerarmos que as vivências de ações teórico/práticas voltadas à adequação do manejo de resíduos pode contribuir para formação de professores mais crítico-coerentes quanto às problemáticas ambientais e que, teoricamente, professores formados nesse paradigma poderiam adotar a mesma práxis em suas situações de ensino, inerentes à sua atuação profissional, investimos na construção desse trabalho. Portanto, o objetivo desse estudo é analisar as contribuições de conteúdos conceituais e procedimentais relativos ao manejo de resíduos na formação de licenciandos em Química, a partir de uma perspectiva CTS. A metodologia empregada consistiu-se da aplicação de questionário, intervenção com observação participante, e entrevista semiestruturada, sendo os dados da observação e da entrevista registrados em áudio, com um grupo de seis licenciandos em Química licenciatura da UFPE-CA. Para apreciação dos dados, foi utilizada análise de conteúdo de Bardin, a partir de fragmentos das falas dos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que a discussão referente ao manejo de resíduo Químico, é discutida, porém pouco clara para os estudantes do curso, dado que todos os licenciandos apresentaram pouca familiaridade com o manejo desses resíduos. No entanto, os licenciandos realizaram a associação com a temática e os impactos ambientais, além disso, observamos a construção de conceitos químicos, tais como: resíduo, oxirredução, número de oxidação, neutralização e outros associados a temática manejo de resíduo. Pudemos observar a compreensão de conteúdos conceituais e procedimentais. Isso nos levou a concluir que trabalhar a temática ambiental com a abordagem CTS pode contribui para apropriação de conceitos.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectResíduos - Manejopt_BR
dc.titleContribuições da abordagem de conteúdos relacionados ao manejo de resíduos, numa perspectiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), para formação de licenciandos em Química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2574325940431634pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxThe management of residues generated in experimental activities is still one of the major environmental management challenges in Brazilian higher education institutions. Because we consider that the experiences of theoretical / practical actions aimed at the adequacy of waste management can contribute to the formation of more critical-coherent teachers regarding environmental issues and that, theoretically, teachers trained in this paradigm could adopt the same praxis in their teaching situations, inherent to his professional performance, we invested in the construction of this work. Therefore, the objective of this study is to analyze the contributions of conceptual and procedural contents related to waste management in the training of undergraduate students in Chemistry, from a CTS perspective. The methodology used consisted of the application of a questionnaire, intervention with participant observation, and semi-structured interview, with the observation and interview data recorded in audio, with a group of six undergraduate students in Chemistry-UFPE-CA. To analyze the data, Bardin's content analysis was used, based on fragments of the speeches of the research participants. The results obtained showed that the discussion regarding the management of chemical waste is discussed, however unclear to the students of the course, given that all undergraduate students had little familiarity with the management of this waste. However, the undergraduate students made the association with the theme and environmental impacts, in addition, we observed the construction of chemical concepts, such as: waste, redox, oxidation number, neutralization and others associated with the theme of waste management. We were able to observe the understanding of conceptual and procedural contents. This led us to conclude that working on the environmental theme with the CTS approach can contribute to the appropriation of concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGO, Lucimara Maria da Silva.pdf550,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons