Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44067

Compartilhe esta página

Título: A tempestade: um caminho para a morte - proposta de um role playing game como ferramenta metodológica favorecedora de uma abordagem interdisciplinar no ensino de química.
Autor(es): MARQUES, Nayally Rayany Soares
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Interdisciplinaridade; Jogos de fantasia - Recursos didáticos
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: MARQUES, Nayally Rayany Soares. A tempestade: um caminho para a morte - proposta de um role playing game como ferramenta metodológica favorecedora de uma abordagem interdisciplinar no ensino de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O processo de ensino precisa sofrer constantes modificações e evoluir para que consiga atender e ser efetivo para todos os alunos. Atualmente o professor é visto como um mediador entre o conhecimento e o discente, ele deve facilitar o processo de aprendizagem e fazer com que o aluno consiga utilizar o seu conhecimento no seu âmbito social. Para auxiliar nesse processo pode-se fazer uso de metodologias ativas que irão incentivar o aluno a aprender os conteúdos de forma autônoma e participativa tendo o docente para auxiliá-lo a construir seu conhecimento de forma significativa. Esse trabalho possui uma proposta de jogo de RPG (role playing game), no qual o objetivo é propor um jogo pedagógico que aborde o ensino de química de forma interdisciplinar com áreas até então consideradas distantes. O RPG em questão foi desenvolvido no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Inicialmente foram realizadas algumas pesquisas para aumentar a compreensão a cerca da jogabilidade do jogo e em seguida a elaboração de sua história, desafios e o mapa, bem como a escolha do sistema de regras. De modo geral o jogo “A tempestade: um caminho para a morte” aborda um cenário pós-apocalíptico, no qual uma cidade sofre com a contaminação de vírus mortal que foi transmitido pela chuva. Dessa forma, os jogadores precisam enfrentar todos os desafios proposto com o objetivo de escaparem vivos da cidade. Esse RPG possui uma natureza interdisciplinar, abordando também, além da química, geografia e história. Essas disciplinas foram articuladas no decorrer do enredo e dos desafios propostos, para que o aluno possa se utilizar do conhecimento construído através dessa conexão desenvolvendo uma aprendizagem significativa. O jogo “A tempestade: um caminho para a morte” também possui desafios de confrontos característicos do Role playing game, que são decididos a partir da rolagem de dados e do sistema de regra preservando a ludicidade do jogo. Durante a discussão desse trabalho foram apresentadas as potencialidades desse jogo mostrando que ele consiste em uma ótima ferramenta pedagógica, auxiliando na significação de conceitos químicos partindo de um pressuposto interdisciplinar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44067
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES, Nayally Rayany Soares.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons