Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44067

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorMARQUES, Nayally Rayany Soares-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:32:45Z-
dc.date.available2022-04-19T18:32:45Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationMARQUES, Nayally Rayany Soares. A tempestade: um caminho para a morte - proposta de um role playing game como ferramenta metodológica favorecedora de uma abordagem interdisciplinar no ensino de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44067-
dc.description.abstractO processo de ensino precisa sofrer constantes modificações e evoluir para que consiga atender e ser efetivo para todos os alunos. Atualmente o professor é visto como um mediador entre o conhecimento e o discente, ele deve facilitar o processo de aprendizagem e fazer com que o aluno consiga utilizar o seu conhecimento no seu âmbito social. Para auxiliar nesse processo pode-se fazer uso de metodologias ativas que irão incentivar o aluno a aprender os conteúdos de forma autônoma e participativa tendo o docente para auxiliá-lo a construir seu conhecimento de forma significativa. Esse trabalho possui uma proposta de jogo de RPG (role playing game), no qual o objetivo é propor um jogo pedagógico que aborde o ensino de química de forma interdisciplinar com áreas até então consideradas distantes. O RPG em questão foi desenvolvido no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Inicialmente foram realizadas algumas pesquisas para aumentar a compreensão a cerca da jogabilidade do jogo e em seguida a elaboração de sua história, desafios e o mapa, bem como a escolha do sistema de regras. De modo geral o jogo “A tempestade: um caminho para a morte” aborda um cenário pós-apocalíptico, no qual uma cidade sofre com a contaminação de vírus mortal que foi transmitido pela chuva. Dessa forma, os jogadores precisam enfrentar todos os desafios proposto com o objetivo de escaparem vivos da cidade. Esse RPG possui uma natureza interdisciplinar, abordando também, além da química, geografia e história. Essas disciplinas foram articuladas no decorrer do enredo e dos desafios propostos, para que o aluno possa se utilizar do conhecimento construído através dessa conexão desenvolvendo uma aprendizagem significativa. O jogo “A tempestade: um caminho para a morte” também possui desafios de confrontos característicos do Role playing game, que são decididos a partir da rolagem de dados e do sistema de regra preservando a ludicidade do jogo. Durante a discussão desse trabalho foram apresentadas as potencialidades desse jogo mostrando que ele consiste em uma ótima ferramenta pedagógica, auxiliando na significação de conceitos químicos partindo de um pressuposto interdisciplinar.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de químicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectJogos de fantasia - Recursos didáticospt_BR
dc.titleA tempestade: um caminho para a morte - proposta de um role playing game como ferramenta metodológica favorecedora de uma abordagem interdisciplinar no ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7397072003150985pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching process needs to undergo constant changes and evolve so that it can serve and be effective for all students. Currently, the teacher is seen as a mediator between knowledge and the student, he must facilitate the learning process and make the student able to use his knowledge in his social sphere. To assist in this process, you can use methodological methods that can learn or learn the contents in an autonomous and participatory manner, having the document to assist or develop your knowledge in a meaningful way. This work has a proposal for a role-playing game (RPG), which is not the objective or the objective of a pedagogical game that allows the teaching of chemistry in an interdisciplinary way with areas previously used distant. The RPG in question was developed at the Agreste Campus of the Federal University of Pernambuco. Initially, some research was carried out to increase the understanding of the gameplay game and then create its story, challenges and maps, as well as the choice of the rules system. The general mode or game “The storm: a path to death” addresses a post-apocalyptic scenario, in which a city suffers from the contamination of a deadly virus that was transmitted by the rain. Thus, players must face all challenges in order to escape the city alive. This RPG has an interdisciplinary nature, also addressing, in addition to chemistry, geography and history. These disciplines were articulated in the course of the plot and the proposed challenges, for those who can use the knowledge created through the process of developing meaningful learning. The game “The storm: a path to death” also presents challenges of confrontations characteristic of the RPG game, which are decided based on the dice roll and the rules system that preserves the game's playfulness. During a discussion about this work, the potentialities of this game were used, showing that it is a great pedagogical tool, helping to signify chemical concepts, part of an assumption for interdisciplinarity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES, Nayally Rayany Soares.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons