Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44060

Compartilhe esta página

Título: Experimentação investigativa: uma proposta como ponte para o desenvolvimento do caráter científico e investigativo em estudantes ingressos de um curso de licenciatura em química.
Autor(es): CANCELO, Melissa Dafni Gomes
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino (Superior); Sequência didática; Investigação científica
Data do documento: 16-Dez-2019
Citação: CANCELO, Melissa Dafni Gomes. Experimentação investigativa: uma proposta como ponte para o desenvolvimento do caráter científico e investigativo em estudantes ingressos de um curso de licenciatura em química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho vem trazendo uma pesquisa desenvolvida no Curso de Química - Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, acerca da constru ção do caráter científico desses discentes a cerca de responder ao objetivo da pesquisa que foi de analisar através de relatórios finais, se havia ou não acontecido o desenvolvimento desse caráter científico e investigativos dos educandos. Os resultados analisados foram construídos a partir de uma sequência didática realizada por uma docente, para que os alunos realizassem um experimento com caráter investigativo em um ambiente não formal, que se conteve em três etapas: 1) levantamento de referenciais teóricos; 2) realização do experimento investiga tivo; 3) construção dos relatórios finais. O presente trabalho possui um viés qualitativo e é caracterizado como uma pesquisa documental, pois há relatórios finais escritos por discentes ingressantes no Curso de Licenciatura em Química, a técnica utilizada nessa pesquisa para analisar os dados foi, analisar se os discentes com mediação da docente, conseguiram constru ir seus próprios saberes enquanto buscavam responder a situação problema de investigação proposta pela docente que mediava  “PASTILHAS SANITÁRIAS: SUBSTÂNCIA PURA OU MISTURA?”. Por fim, conseguimos identificar através dos relatórios finais que houve sim um desenvolvimento tanto do caráter investigativo dos alunos como científico, onde os mesmo conseguiram usar os seus conhecimentos já adquiridos através das aulas e enviesar aos novos conhecimentos adquiridos após a experimentação e levantamento de referenciais teóricos. Assim, conseguimos identificar que a experimentação investigativa serve de elo para que os alunos agucem o seu caráter científico e investigativo de uma forma onde eles sejam o seu principal responsável a desenvolver seus conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44060
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CANCELO, Melissa Dafni Gomes.pdf668,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons