Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44060

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Goncalves-
dc.contributor.authorCANCELO, Melissa Dafni Gomes-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:22:44Z-
dc.date.available2022-04-19T18:22:44Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationCANCELO, Melissa Dafni Gomes. Experimentação investigativa: uma proposta como ponte para o desenvolvimento do caráter científico e investigativo em estudantes ingressos de um curso de licenciatura em química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44060-
dc.description.abstractO presente trabalho vem trazendo uma pesquisa desenvolvida no Curso de Química - Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, acerca da constru ção do caráter científico desses discentes a cerca de responder ao objetivo da pesquisa que foi de analisar através de relatórios finais, se havia ou não acontecido o desenvolvimento desse caráter científico e investigativos dos educandos. Os resultados analisados foram construídos a partir de uma sequência didática realizada por uma docente, para que os alunos realizassem um experimento com caráter investigativo em um ambiente não formal, que se conteve em três etapas: 1) levantamento de referenciais teóricos; 2) realização do experimento investiga tivo; 3) construção dos relatórios finais. O presente trabalho possui um viés qualitativo e é caracterizado como uma pesquisa documental, pois há relatórios finais escritos por discentes ingressantes no Curso de Licenciatura em Química, a técnica utilizada nessa pesquisa para analisar os dados foi, analisar se os discentes com mediação da docente, conseguiram constru ir seus próprios saberes enquanto buscavam responder a situação problema de investigação proposta pela docente que mediava  “PASTILHAS SANITÁRIAS: SUBSTÂNCIA PURA OU MISTURA?”. Por fim, conseguimos identificar através dos relatórios finais que houve sim um desenvolvimento tanto do caráter investigativo dos alunos como científico, onde os mesmo conseguiram usar os seus conhecimentos já adquiridos através das aulas e enviesar aos novos conhecimentos adquiridos após a experimentação e levantamento de referenciais teóricos. Assim, conseguimos identificar que a experimentação investigativa serve de elo para que os alunos agucem o seu caráter científico e investigativo de uma forma onde eles sejam o seu principal responsável a desenvolver seus conhecimentos.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectInvestigação científicapt_BR
dc.titleExperimentação investigativa: uma proposta como ponte para o desenvolvimento do caráter científico e investigativo em estudantes ingressos de um curso de licenciatura em química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622735302655317pt_BR
dc.description.abstractxThe present work has brought a research developed in the Chemistry Course - Gradua tion of the Campus Agreste of the Federal University of Pernambuco, about the construction of the scientific character of these students about to answer the research objective that was to analyze through final reports if the development of this scientific and investigative character had not taken place. The analyzed results were built from a didactic sequence carried out by a teacher so that students could carry out an investigative experiment in a non-formal environ ment that contained three steps: 1) survey of theoretical references; 2) conducting the investi gative experiment; 3) construction of the final reports. The present work has a qualitative bias and is characterized as a documentary research, since we are working with final reports writ ten by students entering the Chemistry Degree Course, the technique we used in our research to analyze the data was to analyze whether students mediated by the teacher, managed to build their own knowledge while trying to answer the situation of the research problem pro posed by the teacher who mediated - “SANITARY PILLS: SUBSTANCE OF PURE OR MIXED?”. Finally, we were able to identify through the final reports that there was a devel opment of both the investigative character of the students and the scientific, where they were able to use their knowledge already acquired through classes and bias to the new knowledge acquired after experimentation and survey of theoretical references. Thus, we were able to identify that the investigative experimentation serves as a link for the students to sharpen their scientific and investigative character in a way where they are their main responsible to devel op their knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CANCELO, Melissa Dafni Gomes.pdf668,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons