Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44057

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorTÁVORA, Edilene Gomes-
dc.date.accessioned2022-04-19T17:48:00Z-
dc.date.available2022-04-19T17:48:00Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.citationTÁVORA, Edilene Gomes. Utilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora do 8o ano. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44057-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema a utilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora. Parte da percepção do meme como um gênero multimodal emergente na internet ainda pouco discutido no meio acadêmico e ausente, em certa medida, do ambiente de ensino e aprendizagem da língua materna, ainda que seja possível verificar a sua utilização pelos discentes cotidianamente. A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho de pesquisa é contribuir através de uma abordagem pedagógico-didática dos memes para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos por meio do recurso ao gênero multimodal escolhido, com vistas à mobilização do pensamento reflexivo-crítico acerca dos temas Covid-19 presentes nos memes analisados. Compreende, assim, que a leitura é repleta de significados não apenas para os aprendizes, pois todos tem vivenciado esse momento histórico. Como lastro teórico, assume os estudos sobre memes de Dawkins ([1976] 2001) e Lima-Neto (2014), a Teoria de Gêneros do Discurso (cf. BAKTHIN, 2000; MARCUSSHI, 2008) e a concepção de compreensão leitora presente em Solé (1998), em Kleiman (2013) e em Koch (2009a, 2009b). Além disso, identifica e reflete sobre os gêneros multimodais conforme proposto nos documentos oficiais da educação, nomeadamente os “Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco” e a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, bem como sua presença no livro didático adotado para o Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública de PE. A análise de dados do gênero textual meme, os estudos teóricos e as atividades pedagógico-didáticas propostas tiveram como objetivo desenvolver a habilidade leitora, refletindo sobre aportes teórico-metodológicos que contribuíssem na melhoria do ensino da compreensão leitora do gênero multimodal meme. Para tanto, identifica estratégias de leitura necessárias para mobilizar sobretudo o conhecimento enciclopédico presente nos memes tomados como objetos de leitura, e apresentados no interior da proposta de sequência didática oferecida como um instrumento relevante para o trabalho docente a ser desenvolvido na leitura desse gênero.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectGênero multimodalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.titleUtilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora do 8º anopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5738741610640835pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis research has as its theme the use of memes in the development of reading comprehension. It starts from the perception of the meme as an emerging multimodal genre on the internet that is still little discussed in academia and absent to some extent in the teaching and learning environment of the mother tongue, although it is possible to verify its use by students on a daily basis. Based on this reality, the objective of this research work is to contribute, through a didactic pedagogical approach of memes, to the development of students' reading competence, through the use of the chosen multimodal genre, with a view to mobilizing reflective-critical thinking about the Covid-19 themes present in memes, making reading full of meaning for learners. It takes as theoretical basis the studies on memes by Dawkins ([1976] 2001) and Lima- Neto (2014), the Discourse Gender Theory (cf. BAKTHIN, 2000; MARCUSSHI, 2008) and the conception of reading comprehension present in Solé (1998), Kleiman (2013), Koch (2009a, 2009b). In addition, it aims to identify and analyze multimodal genres proposed in official education documents, namely the "Parameters for Basic Education in the State of Pernambuco", and the "Common National Curriculum Base (BNCC) for Early Childhood Education and Elementary Education", as well as in the textbook adopted for Elementary School II, in a public school in PE. Data analysis of the textual genre meme, theoretical studies and proposed activities aimed to develop reading competence by offering theoretical-methodological supports that would contribute to improving the teaching of reading comprehension through the multimodal genre meme, using reading strategies activating above all the encyclopedic knowledge thus allowing to state that the developed sequence is a relevant instrument for the teaching work.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edilene Gomes Távora.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons