Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44027

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorMOURA, Milena de Lima-
dc.date.accessioned2022-04-18T19:45:39Z-
dc.date.available2022-04-18T19:45:39Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44027-
dc.description.abstractO professor de Educação Física está inserido em um ambiente, onde através de suas atividades é capaz de observar e analisar o comportamento motor e o desenvolvimento das habilidades motoras de seus educandos. A aula de Educação Física pode ser responsável por intervenções que tenham como objetivo o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo, segundo Gallahue e Ozmun (2011) o desenvolvimento das habilidades motoras básicas ocorre em três estágios: Estágio Inicial, Estágio Elementar e Estágio Maduro, onde a fase escolar é responsável por proporcionar um maior acervo para o repertório motor. Esse estudo trata-se de uma revisão da literatura que teve como objetivo, analisar as contribuições das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, verificou-se a contribuição do professor de Educação Física como facilitador para oferecer um leque de vivências que engrandeça o acervo motor de seus alunos. Os resultados dessa pesquisa demonstram que as aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental são realmente capazes de beneficiar o desenvolvimento de aspectos motores dos educandos.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleContribuições das aulas de EF nos anos iniciais do ensino fundamental: promovendo experiências para melhorar o desenvolvimento motor dos alunospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5017769278064002pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe Physical Education teacher is inserted in an environment, where through their activities they are able to observe and analyze the motor behavior and the development of motor skills of their students. The Physical Education class can be responsible for interventions aimed at physical, cognitive and affective development, according to Gallahue and Ozmun (2011) the development of basic motor skills occurs in three stages: Initial Stage, Elementary Stage and Mature Stage, where the school phase is responsible for providing a greater collection for the motor repertoire. This study is a literature review that aimed to analyze the contributions of Physical Education classes in the early years of elementary school for the motor development of children. In addition, the contribution of the Physical Education teacher as a facilitator to offer a range of experiences that enhances the motor collection of their students was verified. The results of this research demonstrate that Physical Education classes in the early years of elementary school are really able to benefit the development of motor aspects of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura, Milena de Lima. versão finaldocx.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons