Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44012

Share on

Title: A influência do brincar livre ou orientado em parques/playgrounds sobre os níveis de atividade física de crianças
Authors: DIMAS, Erivânia Santos
Keywords: Educação física para crianças; Jogos e brinquedos; Exercício físico
Issue Date: 10-Dec-2021
Abstract: Primeira infância é considerada um período crítico do desenvolvimento humano na qual, diversos estímulos podem influenciar a saúde atual e futura das crianças. A falta de prática de atividade física pode causar obesidade, assim desencadeando consequências deletérias na vida desses indivíduos. Um ambiente rico como parques e playgrounds podem promover a participação em atividades físicas e permitir que as crianças obedeçam às recomendações de exercícios diários. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos da brincadeira livre e/ou orientada em parques e playgrounds sobre níveis de atividade física em crianças. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde os materiais teóricos foram pesquisados nas bases de dados científicas: Publisher Medline (Pubmed), a Scientific Electronic Library Online (Scielo), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e banco de dissertação e tese. Os resultados mostram que o brincar, seja ele livre ou orientado em parques, ou playgrounds pode contribuir, mesmo que seja de forma significativa, no nível de atividade física das crianças, porém outros fatores também podem influenciar esse nível de atividade física nas crianças. Concluímos que as brincadeiras orientadas são eficazes em aumentar os níveis de atividade física em crianças de cinco anos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44012
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dimas, Erivânia Santos.pdf439,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons