Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44012
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.contributor.author | DIMAS, Erivânia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T18:25:27Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T18:25:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44012 | - |
dc.description.abstract | Primeira infância é considerada um período crítico do desenvolvimento humano na qual, diversos estímulos podem influenciar a saúde atual e futura das crianças. A falta de prática de atividade física pode causar obesidade, assim desencadeando consequências deletérias na vida desses indivíduos. Um ambiente rico como parques e playgrounds podem promover a participação em atividades físicas e permitir que as crianças obedeçam às recomendações de exercícios diários. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos da brincadeira livre e/ou orientada em parques e playgrounds sobre níveis de atividade física em crianças. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde os materiais teóricos foram pesquisados nas bases de dados científicas: Publisher Medline (Pubmed), a Scientific Electronic Library Online (Scielo), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e banco de dissertação e tese. Os resultados mostram que o brincar, seja ele livre ou orientado em parques, ou playgrounds pode contribuir, mesmo que seja de forma significativa, no nível de atividade física das crianças, porém outros fatores também podem influenciar esse nível de atividade física nas crianças. Concluímos que as brincadeiras orientadas são eficazes em aumentar os níveis de atividade física em crianças de cinco anos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.title | A influência do brincar livre ou orientado em parques/playgrounds sobre os níveis de atividade física de crianças | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1615820931158860 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4437849Z9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Early childhood is considered a critical period of human development in which different stimuli can influence children's current and future health. The lack of physical activity can cause obesity, thus triggering deleterious consequences in the lives of these individuals. A rich environment such as parks and playgrounds can encourage participation in physical activity and allow children to adhere to daily exercise recommendations. The objective of this work is to understand the effects of free and/or guided play in parks and playgrounds on physical activity levels in children. The study is an integrative literature review, where theoretical materials were searched in scientific databases: Publisher Medline (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Latin American and Caribbean Science Information Center of Health (Bireme), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs) and dissertation and thesis bank. The results show that playing, whether free or guided in parks or playgrounds, can contribute, even if significantly, to the level of physical activity in children, but other factors can also influence this level of physical activity in children. We conclude that guided play is effective in increasing physical activity levels in five-year-olds. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dimas, Erivânia Santos.pdf | 439,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons