Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44009

Share on

Title: Uma análise do ensino de Física sob a ótica da modernidade líquida: uma singela busca por um ensino agenciador.
Authors: FERNANDES, Emmanuel da Silva
Keywords: Física – Estudo e ensino; Física moderna; Aprendizagem - Efeito da civilização moderna
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: FERNANDES, Emmanuel da Silva. Uma análise do ensino de Física sob a ótica da modernidade líquida: uma singela busca por um ensino agenciador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a sala de aula de Física sobre a ótica da Modernidade Líquida (BAUMAN, 2001, 2011, 2013), na perspectiva da construção de uma sala de aula agenciadora. A abordagem se faz necessária perante as novas propostas de ensino (BRASIL, 2018) e objetivando a inserção de elementos da Física contemporânea (MOREIRA, 2014). A pesquisa se deu com alunos do terceiro ano do ensino médio, numa cidade do agreste pernambucano. A pesquisa se passou em dois momentos, porém o peso maior da análise ficou a cargo de um questionário, seguindo os passos de uma pesquisa do tipo exploratória (GIL, 2002). As respostas foram analisadas e discutidas, buscando mostrar características da fluidez resultado da Modernidade e de como pode afetar o processo de aprendizagem em Física. Assim, analisamos como essa cultura de desapego afeta o ensino de Física, e como isso pode ser um fator desestimulante para se aprender a disciplina supracitada. Com dados que apresentam a fragilidade do conhecimento científico e objetividade nas respostas, a pesquisa toma relevância acerca da necessidade de pensarmos formas de ensino baseadas em teorias atuais, que levem em consideração o tempo atual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44009
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDES, Emmanuel da Silva.pdf925,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons