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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44008
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Title: | O princípio de Fermat a partir da ótica alienígena: a literatura de ficção científica como ponte para o conceito de mínima ação. |
Authors: | ALMEIDA, Larissa Ferreira de |
Keywords: | Física – Estudo e ensino; Fermat, Teorema de; Ficção científica - Recursos didáticos |
Issue Date: | 19-Feb-2020 |
Citation: | ALMEIDA, Larissa Ferreira de. O princípio de Fermat a partir da ótica alienígena: a literatura de ficção científica como ponte para o conceito de mínima ação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Nos dias atuais, a ficção científica vem ganhando um grande espaço entre as mídias e explorando os conceitos das ciências, se tornando, assim, mais atrativo a todo tipo de pessoa. A educação em suas múltiplas facetas, também, vem se inovando cada vez mais. Portanto, temos como objetivo fazer uma proposta de como um docente de física pode utilizar a literatura de ficção científica como ferramenta para o ensino dentro da sala de aula, quebrando assim, o paradigma ainda persistente sobre a distinção entre física e literatura. Mostra-se que ‘’todo professor, independente da sua disciplina também é um professor de leitura‘’ (SILVA, 1998, p. 125). O conto escolhido foi História da sua vida do autor Ted Chiang. Além de temas de ficções cientificas como alienígenas, naves, contexto relativo sobre o tempo, também é abordado o conceito físico do princípio de Fermat, mostrando que ele é um princípio variacional. Contendo até mesmo questões filosóficas que ocorreram no contexto histórico da ciência e que são pertinentes até os dias atuais. Com base nas três esferas descritas por Piassi (2001, p.76), primeiro analisamos e relacionamos os conceitos científicos, em que observamos o conceito do princípio variacional. Segundamente foram os processos históricos, ou seja, as questões filosóficas discutidas no enredo sobre o que alguns cientistas falaram no decorrer da história da ciência, sobre o conceito do princípio de mínima ação da natureza. E em terceiro, extraímos de como isso se dá dentro do contexto da sociedade, ou seja, o impacto que o uso da ciência é capaz ao influenciar a humanidade no geral. No enredo, há questões relevantes sobre a ciência com relação a vida pessoal dos personagens. Concluímos que a ciência não se deduz apenas aos aspectos cognitivos e intelectuais da matemática e da física sendo aplicada em tecnologias, mas também de como ela se introduz na vida humana como um todo na sociedade. Trazendo, assim, uma educação mais crítica e reflexiva para dentro da sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44008 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
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