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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44008
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Larissa Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T15:27:23Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T15:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Larissa Ferreira de. O princípio de Fermat a partir da ótica alienígena: a literatura de ficção científica como ponte para o conceito de mínima ação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44008 | - |
dc.description.abstract | Nos dias atuais, a ficção científica vem ganhando um grande espaço entre as mídias e explorando os conceitos das ciências, se tornando, assim, mais atrativo a todo tipo de pessoa. A educação em suas múltiplas facetas, também, vem se inovando cada vez mais. Portanto, temos como objetivo fazer uma proposta de como um docente de física pode utilizar a literatura de ficção científica como ferramenta para o ensino dentro da sala de aula, quebrando assim, o paradigma ainda persistente sobre a distinção entre física e literatura. Mostra-se que ‘’todo professor, independente da sua disciplina também é um professor de leitura‘’ (SILVA, 1998, p. 125). O conto escolhido foi História da sua vida do autor Ted Chiang. Além de temas de ficções cientificas como alienígenas, naves, contexto relativo sobre o tempo, também é abordado o conceito físico do princípio de Fermat, mostrando que ele é um princípio variacional. Contendo até mesmo questões filosóficas que ocorreram no contexto histórico da ciência e que são pertinentes até os dias atuais. Com base nas três esferas descritas por Piassi (2001, p.76), primeiro analisamos e relacionamos os conceitos científicos, em que observamos o conceito do princípio variacional. Segundamente foram os processos históricos, ou seja, as questões filosóficas discutidas no enredo sobre o que alguns cientistas falaram no decorrer da história da ciência, sobre o conceito do princípio de mínima ação da natureza. E em terceiro, extraímos de como isso se dá dentro do contexto da sociedade, ou seja, o impacto que o uso da ciência é capaz ao influenciar a humanidade no geral. No enredo, há questões relevantes sobre a ciência com relação a vida pessoal dos personagens. Concluímos que a ciência não se deduz apenas aos aspectos cognitivos e intelectuais da matemática e da física sendo aplicada em tecnologias, mas também de como ela se introduz na vida humana como um todo na sociedade. Trazendo, assim, uma educação mais crítica e reflexiva para dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Fermat, Teorema de | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | O princípio de Fermat a partir da ótica alienígena: a literatura de ficção científica como ponte para o conceito de mínima ação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5374679115664901 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nowadays, science fiction has been gaining a large space between media and exploring the concepts of science, thus becoming more attractive to every type of person. Education in its multiple facets, too, has been increasingly innovating. Therefore, we aim to make a proposal of how a physics teacher can use science fiction literature as a tool for teaching within the classroom, thus breaking the still persistent paradigm on the distinction between physics and Literature. It is shown that ''every teacher, regardless of his discipline is also a reading teacher'' (SILVA, 1998, p. 125). The chosen tale was history of his life by author Ted Chiang. In addition to themes of scientific fictions such as aliens, ships, relative context over time, is also addressed the physical concept of Fermat principle, showing that it is a varying principle. Even containing philosophical questions that occurred in the historical context of science and that are pertinent to the present day. Based on the three spheres described by Piassi (2001, p.76), we first analyzed and related the scientific concepts, in which we observed the concept of the variational principle. Secondly it was the historical processes, that is, the philosophical questions discussed in the plot about what some scientists spoke in the course of the history of science, about the concept of the principle of minimal action of nature. And third, we draw from how this occurs within the context of society, that is, the impact that the use of science is capable of influencing humanity in general. In the plot, there are relevant questions about science regarding the personal life of the characters. We conclude that science is not only deduced by the cognitive and intellectual aspects of mathematics and physics being applied in technologies, but also how it introduces itself into human life as a whole in society. Thus, bringing a more critical and reflective education into the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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