Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43966

Share on

Title: Práticas corporais de aventura nos cursos de licenciatura em educação física: consulta no projeto pedagógico do curso das universidades do estado de pernambuco
Authors: FARIAS, César Augusto da Silva
Keywords: Esporte de aventura; Educação física escolar; Formação de professores - educação física
Issue Date: 19-Nov-2021
Abstract: A ideia para construção desse trabalho surgiu quando na graduação obtive o conhecimento que as atividades de aventuras faziam parte do conteúdo das aulas de Educação Física, porém muitos professores da Educação Física Escolar se distanciam das mesmas nas suas aulas. Por consequência disso surgiu à necessidade de investigar no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física do Estado de Pernambuco se as mesmas possuem a disciplina Prática Corporal de Aventura em sua matriz curricular. Com o grande destaque das práticas corporais de aventura nos últimos anos e pelo aumento de praticantes de várias idades que chama atenção das mídias elevando ainda mais a sua divulgação. Essas práticas podem ser adaptadas pelos professores de acordo com a realidade de seu ambiente escolar. Este trabalho trata-se de uma pesquisa documental onde primeiramente buscou consultar as IES do Estado de Pernambuco em seguida foi analisado seu perfil curricular das instituições para saber se as mesmas incluir as Práticas Corporais de Aventura na formação dos novos professores. Poucas Universidades sendo públicas ou privadas possuem na sua matriz Curricular a disciplina analisada. Sendo assim conclui que as universidades precisa atualizar sua matriz curricular para a inclusão das PCAs na formação dos novos professores da Educação Física Escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43966
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CÉSAR Final Corrigido (1).pdf241,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons