Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43966
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | FARIAS, César Augusto da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T21:53:45Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T21:53:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43966 | - |
dc.description.abstract | A ideia para construção desse trabalho surgiu quando na graduação obtive o conhecimento que as atividades de aventuras faziam parte do conteúdo das aulas de Educação Física, porém muitos professores da Educação Física Escolar se distanciam das mesmas nas suas aulas. Por consequência disso surgiu à necessidade de investigar no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física do Estado de Pernambuco se as mesmas possuem a disciplina Prática Corporal de Aventura em sua matriz curricular. Com o grande destaque das práticas corporais de aventura nos últimos anos e pelo aumento de praticantes de várias idades que chama atenção das mídias elevando ainda mais a sua divulgação. Essas práticas podem ser adaptadas pelos professores de acordo com a realidade de seu ambiente escolar. Este trabalho trata-se de uma pesquisa documental onde primeiramente buscou consultar as IES do Estado de Pernambuco em seguida foi analisado seu perfil curricular das instituições para saber se as mesmas incluir as Práticas Corporais de Aventura na formação dos novos professores. Poucas Universidades sendo públicas ou privadas possuem na sua matriz Curricular a disciplina analisada. Sendo assim conclui que as universidades precisa atualizar sua matriz curricular para a inclusão das PCAs na formação dos novos professores da Educação Física Escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Esporte de aventura | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - educação física | pt_BR |
dc.title | Práticas corporais de aventura nos cursos de licenciatura em educação física: consulta no projeto pedagógico do curso das universidades do estado de pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5294944696013505 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The idea for the construction of this work came when I got the knowledge at graduation that adventure activities were part of the content of Physical Education classes, but many Physical Education teachers distance themselves from them in their classes. As a result of this, there was a need to investigate in the Pedagogical Project of the Licentiate Degree in Physical Education in the State of Pernambuco whether they have the Corporal Practice of Adventure discipline in their curriculum. With the great prominence of the corporeal adventure practices in recent years and the increase of practitioners of various ages that draws attention from the media, increasing its dissemination even more. These practices can be adapted by teachers according to the reality of their school environment. This work is a documental research where firstly it sought to consult the HEIs of the State of Pernambuco and then its curricular profile of the institutions was analyzed to know if they include the Corporal Practices of Adventure in the formation of new teachers. Few Universities, whether public or private, have the subject analyzed in their Curriculum matrix. Therefore, it concludes that universities need to update their curricular matrix for the inclusion of PCAs in the training of new teachers of Physical Education at School. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CÉSAR Final Corrigido (1).pdf | 241,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons