Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43951

Compartilhe esta página

Título: Vamos construir um modelo didático para estudar a anatomia das raízes das plantas?
Autor(es): FONSECA, Renata da Silva
Palavras-chave: Ciências - estudo e ensino; Livros didáticos; Didática; Botânica - anatomia
Data do documento: 15-Dez-2021
Abstract: No ensino de biologia se faz necessário uma alta capacidade de compreensão espacial das estruturas e processos biológicos. Por conseguinte, a botânica exige também essa compreensão tridimensional dos órgãos das plantas. No ramo da botânica a anatomia vegetal possibilita a compreensão dos fenômenos relacionados ao corpo da planta. Contudo a ênfase maior tem sido na memorização de estruturas e conceitos, dificultando o entendimento espacial dessas e os processos nos quais estejam envolvidas. Uma alternativa interessante para minimizar essa dificuldade é a atribuição de modelos didáticos tridimensionais como parte do método de ensino. Muitos modelos didáticos estão sendo desenvolvidos e utilizados. Ainda assim, existe uma carência de modelos didáticos voltados ao ensino superior e médio. Dentre os modelos existentes poucos são voltados para botânica e ainda mais limitados para anatomia vegetal. Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver modelos didáticos sobre a anatomia das raízes de monocotiledôneas e eudicotiledôneas, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de botânica no ensino superior e médio. A construção dos modelos se deu a partir da análise dos conteúdos e imagens referentes a anatomia de raízes, em livros do ensino superior e médio. Os modelos foram confeccionados com materiais de baixo custo e acessíveis. Além disso, foram desenvolvidos guias para montagem de cada modelo. Possibilitando a reprodução desses modelos por professores e discentes no ensino superior e médio, devido aos materiais serem acessíveis e a fácil confecção. Sendo assim é possível o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis que possam ser reaplicados com facilidade. Foi possível perceber no desenvolvimento dos modelos didáticos, que recursos que possibilitam a visualização ampliada de estruturas microscópicas são bastante significativos no processo de ensino aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43951
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RENATA DA SILVA FONSECA - versão final 28 12 2021 (1).pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons