Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43951

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kleber Andrade da-
dc.contributor.authorFONSECA, Renata da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-13T20:43:34Z-
dc.date.available2022-04-13T20:43:34Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43951-
dc.description.abstractNo ensino de biologia se faz necessário uma alta capacidade de compreensão espacial das estruturas e processos biológicos. Por conseguinte, a botânica exige também essa compreensão tridimensional dos órgãos das plantas. No ramo da botânica a anatomia vegetal possibilita a compreensão dos fenômenos relacionados ao corpo da planta. Contudo a ênfase maior tem sido na memorização de estruturas e conceitos, dificultando o entendimento espacial dessas e os processos nos quais estejam envolvidas. Uma alternativa interessante para minimizar essa dificuldade é a atribuição de modelos didáticos tridimensionais como parte do método de ensino. Muitos modelos didáticos estão sendo desenvolvidos e utilizados. Ainda assim, existe uma carência de modelos didáticos voltados ao ensino superior e médio. Dentre os modelos existentes poucos são voltados para botânica e ainda mais limitados para anatomia vegetal. Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver modelos didáticos sobre a anatomia das raízes de monocotiledôneas e eudicotiledôneas, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de botânica no ensino superior e médio. A construção dos modelos se deu a partir da análise dos conteúdos e imagens referentes a anatomia de raízes, em livros do ensino superior e médio. Os modelos foram confeccionados com materiais de baixo custo e acessíveis. Além disso, foram desenvolvidos guias para montagem de cada modelo. Possibilitando a reprodução desses modelos por professores e discentes no ensino superior e médio, devido aos materiais serem acessíveis e a fácil confecção. Sendo assim é possível o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis que possam ser reaplicados com facilidade. Foi possível perceber no desenvolvimento dos modelos didáticos, que recursos que possibilitam a visualização ampliada de estruturas microscópicas são bastante significativos no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectBotânica - anatomiapt_BR
dc.titleVamos construir um modelo didático para estudar a anatomia das raízes das plantas?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5109781946211471pt_BR
dc.description.abstractxBiology teaching requires a high capacity for spatial understanding of biological structures and processes. Therefore, botany also requires this three-dimensional understanding of plant organs. In the field of botany, plant anatomy makes it possible to understand the phenomena related to the plant's body. However, the greatest emphasis has been on memorizing structures and concepts, making it difficult to understand spatially these and the processes in which they are involved. An interesting alternative to minimize this difficulty is the attribution of three-dimensional didactic models as part of the teaching method. Many didactic models are being developed and used. Even so, there is a lack of didactic models aimed at secondary and higher education. Among the existing models, few are aimed at botany and even more limited to plant anatomy. Therefore, the objective of this work was to develop didactic models on the anatomy of the roots of monocots and eudicots, to assist in the teaching-learning process in botany classes in higher and secondary education. The construction of the models was based on the analysis of contents and images referring to root anatomy, in higher and secondary education textbooks. The models were made with low-cost and accessible materials. In addition, guides were developed for the assembly of each model. Enabling the reproduction of these models by teachers and students in higher and secondary education, because the materials are accessible and easy to make. Thus, it is possible to develop accessible teaching materials that can be easily reapplied. It was possible to notice in the development of didactic models, that resources that enable the expanded visualization of microscopic structures are quite significant in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RENATA DA SILVA FONSECA - versão final 28 12 2021 (1).pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons