Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43950

Comparte esta pagina

Título : Proposta de recurso didático alternativo como complemento do ensino de ciclos de vida dos cnidários em ensino fundamental e médio
Autor : NASCIMENTO, Rayssa Ariane da Silva
Palabras clave : Biologia - estudo e ensino; Material didático; cnidários
Fecha de publicación : 16-dic-2021
Resumen : O filo Cnidaria é um grupo de animais invertebrados basais na evolução dos metazoários, este grupo é caracterizado pela presença de duas formas corpóreas diferentes em seu desenvolvimento reprodutivo, o pólipo e a medusa. Nas classes do filo Cnidaria que estarão presentes as duas formas corpóreas em seu ciclo de vida, irão conformar ciclos metagênicos ou alternância de gerações. Foi através de levantamento bibliográfico em livros didáticos de ciências e biologia, sobre ciclos de vida deste grupo de indivíduos, que observou-se uma abordagem superficial, em relação ao desenvolvimento do ciclo de vida destes organismos, dificultando a compreensão e o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental e médio. Como forma de complemento de ensino dos ciclos de vida de organismos inferiores como os cnidários, o presente trabalho traz a proposta de construção de um Recurso Didático Alternativo, que será uma ferramenta interativa e cooperativa para melhorar a compreensão dos alunos sobre ciclos metagênicos presentes nos cnidários. Desta forma, será trabalhada a montagem do ciclo de vida das cinco classes de Cnidários, Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Staurozoa, como representação da alternância de geração em cada fase dos seus respectivos ciclos, distinguindo as diferenças morfológicas que acontecem, e que variam de uma classe para outra. Com o objetivo de aperfeiçoar o método de ensino de ciclo de vida de cnidários, a proposta da utilização de Recurso Didático Alternativo visa à dificuldade que muitos professores encontram para atrair a atenção dos alunos. Assim, concluísse que o uso de metodologias de forma lúdica, no caso da construção de um Recurso Didático Alternativo, de forma criativa, havendo a inserção da participação ativa do aluno durante a aula, possibilita melhor compreensão, e que favorece o professor a aprimorar suas estratégias de ensino e aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43950
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nascimento, Rayssa Ariane da Silva.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons