Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43950
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREZ, Carlos Daniel | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Rayssa Ariane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T20:33:59Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T20:33:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43950 | - |
dc.description.abstract | O filo Cnidaria é um grupo de animais invertebrados basais na evolução dos metazoários, este grupo é caracterizado pela presença de duas formas corpóreas diferentes em seu desenvolvimento reprodutivo, o pólipo e a medusa. Nas classes do filo Cnidaria que estarão presentes as duas formas corpóreas em seu ciclo de vida, irão conformar ciclos metagênicos ou alternância de gerações. Foi através de levantamento bibliográfico em livros didáticos de ciências e biologia, sobre ciclos de vida deste grupo de indivíduos, que observou-se uma abordagem superficial, em relação ao desenvolvimento do ciclo de vida destes organismos, dificultando a compreensão e o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental e médio. Como forma de complemento de ensino dos ciclos de vida de organismos inferiores como os cnidários, o presente trabalho traz a proposta de construção de um Recurso Didático Alternativo, que será uma ferramenta interativa e cooperativa para melhorar a compreensão dos alunos sobre ciclos metagênicos presentes nos cnidários. Desta forma, será trabalhada a montagem do ciclo de vida das cinco classes de Cnidários, Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Staurozoa, como representação da alternância de geração em cada fase dos seus respectivos ciclos, distinguindo as diferenças morfológicas que acontecem, e que variam de uma classe para outra. Com o objetivo de aperfeiçoar o método de ensino de ciclo de vida de cnidários, a proposta da utilização de Recurso Didático Alternativo visa à dificuldade que muitos professores encontram para atrair a atenção dos alunos. Assim, concluísse que o uso de metodologias de forma lúdica, no caso da construção de um Recurso Didático Alternativo, de forma criativa, havendo a inserção da participação ativa do aluno durante a aula, possibilita melhor compreensão, e que favorece o professor a aprimorar suas estratégias de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | cnidários | pt_BR |
dc.title | Proposta de recurso didático alternativo como complemento do ensino de ciclos de vida dos cnidários em ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706340Z9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The phylum Cnidaria is a group of basal invertebrate animals in the evolution of metazoans, this group is characterized by the presence of two different body forms in its reproductive development, polyp and jellyfish. In the classes of the phylum Cnidaria that will be present the two corporeal forms in their life cycle, will conform metagenic cycles or alternation of generations. It was through a bibliographic survey in science and biology textbooks, about life cycles of this group of individuals, whereas a superficial approach was observed in relation to the development of the life cycle of these organisms, hindering the understanding and teaching and learning process of elementary and high school students. As a form of complement to the teaching of the life cycles of lower organisms such as cnidarians, the present work brings the proposal to build an Alternative Didactic Resource, which will be an interactive and cooperative tool to improve students' understanding of metagenic cycles present in cnidarians. In this way, the life cycle assembly of the five classes of Cnidarians, Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa and Staurozoa will be worked on, as a representation of the generation alternation in each phase of their respective cycles, distinguishing the morphological differences that happen, and that vary from one class to another. In order to improve the method of teaching the life cycle of cnidarians, the proposal to use Alternative Didactic Resource aims at the difficulty that many teachers encounter in attracting the attention of students. Thus, it was concluded that the use of methodologies in a playful way, in the case of the construction of an Alternative Didactic Resource, creatively, with the insertion of the student's active participation during the lesson, enables better understanding, and which favors the teacher to improve their teaching and learning strategies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, Rayssa Ariane da Silva.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons