Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43943

Comparte esta pagina

Título : Estudo de roteirização para um sistema de distribuição de merenda escolar de um município do Agreste Pernambucano.
Autor : SILVA, Jailson Almeida da
Palabras clave : Logística empresarial; Merenda escolar; Distribuição de mercadorias; Canais de distribuição - Alimentos
Fecha de publicación : 11-dic-2019
Citación : SILVA, Jailson Almeida da. Estudo de roteirização para um sistema de distribuição de merenda escolar de um município do Agreste Pernambucano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Com o crescimento da população e o aumento da necessidade de consumo, os meios de transporte se tornam cada vez mais necessários e complexos. A utilização de ferramentas de roteirização é de fundamental importância para tornar viável o transporte de insumos no dia-a dia de forma a atender as necessidades das pessoas e organizações. Grande parte das prefeituras possui baixa eficiência em seu sistema logístico de entrega de merenda escolar atrelada a um alto custo logístico, onde as mesmas possuem grandes dificuldades em atender sua demanda sem utilizar grande quantidade de recursos, o que impacta negativamente na instituição. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo aprimorar a roteirização da distribuição da merenda escolar da Secretaria de Educação de município do agreste pernambucano, a partir da programação de distribuição e da roteirização pela aplicação do algoritmo de Clarke e Wright, com o auxílio da ferramenta de Sistema de Informação Geográfica (SIG) o Google Maps e a função ROUTER do software LOGWARE, de forma a fornecer uma nova programação que minimizem a quantidade de entregas realizadas e fornecer rotas menores, para realizar a distribuição da merenda escolar entre as escolas do município. O estudo de caso identificou alternativas que a organização pode adotar que reduziriam em 16% e 50% as distâncias percorridas e a frota de veículos respectivamente e um aumento de 11% na utilização dos veículos, havendo uma redução estimada no valor de R$ 220.000,00 por ano para a Secretaria de Educação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43943
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jailson Almeida da.pdf5,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons