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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Osmar Veras-
dc.contributor.authorSILVA, Jailson Almeida da-
dc.date.accessioned2022-04-13T19:05:20Z-
dc.date.available2022-04-13T19:05:20Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.citationSILVA, Jailson Almeida da. Estudo de roteirização para um sistema de distribuição de merenda escolar de um município do Agreste Pernambucano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43943-
dc.description.abstractCom o crescimento da população e o aumento da necessidade de consumo, os meios de transporte se tornam cada vez mais necessários e complexos. A utilização de ferramentas de roteirização é de fundamental importância para tornar viável o transporte de insumos no dia-a dia de forma a atender as necessidades das pessoas e organizações. Grande parte das prefeituras possui baixa eficiência em seu sistema logístico de entrega de merenda escolar atrelada a um alto custo logístico, onde as mesmas possuem grandes dificuldades em atender sua demanda sem utilizar grande quantidade de recursos, o que impacta negativamente na instituição. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo aprimorar a roteirização da distribuição da merenda escolar da Secretaria de Educação de município do agreste pernambucano, a partir da programação de distribuição e da roteirização pela aplicação do algoritmo de Clarke e Wright, com o auxílio da ferramenta de Sistema de Informação Geográfica (SIG) o Google Maps e a função ROUTER do software LOGWARE, de forma a fornecer uma nova programação que minimizem a quantidade de entregas realizadas e fornecer rotas menores, para realizar a distribuição da merenda escolar entre as escolas do município. O estudo de caso identificou alternativas que a organização pode adotar que reduziriam em 16% e 50% as distâncias percorridas e a frota de veículos respectivamente e um aumento de 11% na utilização dos veículos, havendo uma redução estimada no valor de R$ 220.000,00 por ano para a Secretaria de Educação.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectDistribuição de mercadoriaspt_BR
dc.subjectCanais de distribuição - Alimentospt_BR
dc.titleEstudo de roteirização para um sistema de distribuição de merenda escolar de um município do Agreste Pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Gilson Lima da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5696117105702039pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9614727340550889pt_BR
dc.description.abstractxWith population growth and increasing consumption needs, the means of transport become increasingly necessary and complex. The use of routing tools is of fundamental importance to make day-to-day transportation of inputs feasible to meet the needs of people and organizations. Most municipalities have low efficiency in their logistics system of delivery of school meals linked to a high logistics cost, where they have great difficulties in meeting their demand without using large amounts of resources, which negatively impacts the institution. Thus, the present work aims to improve the routing of the school meals distribution of the Department of Education of the city of Pernambuco, based on the distribution programming and scripting by applying the Clarke and Wright algorithm, with the help of the tool. Geographic Information System (GIS), Google Maps and the ROUTER function of LOGWARE software, to provide new programming that minimizes the amount of deliveries made and provide smaller routes, to make the distribution of school meals between schools in the municipality. . The case study identified alternatives that the organization could adopt that would reduce by 16% and 50% the distances traveled and the vehicle fleet respectively and an 11% increase in vehicle utilization, with an estimated reduction of R $ 220,000, 00 per year to the Department of Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0837282839700191pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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