Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43942

Compartilhe esta página

Título: Sistema de gestão da qualidade em instituições da rede pública de ensino integral: integração do FMEA e PROMETHEE II.
Autor(es): SANTOS, Everton Ramos dos
Palavras-chave: Gestão da qualidade total; Processo decisório por critério múltiplo; Escolas públicas - Pernambuco; Educação integral
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SANTOS, Everton Ramos dos. Sistema de gestão da qualidade em instituições da rede pública de ensino integral: integração do FMEA e PROMETHEE II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A competividade está cada vez mais enraizada nas organizações. Por isso, a busca pela excelência na prestação de serviços tem sido um desafio para àquelas que desejam ocupar posições de destaque. Esta realidade é comum nas instituições de ensino da rede pública, que precisam tomar decisões constantemente diante de inúmerasrestrições, uma vez que os recursos são limitados e precisam ser bem gerenciados. A gestão da qualidade tem sido uma estratégia adotada por inúmeras instituições de ensino na busca pela melhoria dos processos, e tem inspirado diversas organizações nesse sentido. Este trabalho busca ser uma oportunidade para as escolas que sentem dificuldades de implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na ISO 21001:2018. Para isso, foi proposto um modelo multicritério de decisão, que teve como objetivo realizar a integração entre o Failure Mode Effects Analysis (FMEA) do processo e o método PROMETHE II. O modelo foi composto por alternativas que representam os modos potenciais de falha do FMEA tradicional, e que foram levantadas na literatura e por meio de uma entrevista semiestruturada com o decisor. O diferencial deste trabalho se dá na adoção de dois novos critérios diferentes dos que são abordados no FMEA tradicional: Dificuldade para a resolução do modo de falha e Tempo necessário para que o modo de falha seja “eliminado”. A aplicação foi realizada em uma instituição da rede pública de ensino integral, localizada no agreste Pernambucano, com o apoio do software Visual PROMETHEE. Ao final, foi obtida a ordenação entre os entraves considerados mais críticos para o processo de implementação do SGQ e elaboradas diretrizes para solucioná-los.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43942
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Everton Ramos dos.pdf804,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons