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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43942
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Renata Maciel de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Everton Ramos dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T19:05:05Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T19:05:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Everton Ramos dos. Sistema de gestão da qualidade em instituições da rede pública de ensino integral: integração do FMEA e PROMETHEE II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43942 | - |
dc.description.abstract | A competividade está cada vez mais enraizada nas organizações. Por isso, a busca pela excelência na prestação de serviços tem sido um desafio para àquelas que desejam ocupar posições de destaque. Esta realidade é comum nas instituições de ensino da rede pública, que precisam tomar decisões constantemente diante de inúmerasrestrições, uma vez que os recursos são limitados e precisam ser bem gerenciados. A gestão da qualidade tem sido uma estratégia adotada por inúmeras instituições de ensino na busca pela melhoria dos processos, e tem inspirado diversas organizações nesse sentido. Este trabalho busca ser uma oportunidade para as escolas que sentem dificuldades de implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na ISO 21001:2018. Para isso, foi proposto um modelo multicritério de decisão, que teve como objetivo realizar a integração entre o Failure Mode Effects Analysis (FMEA) do processo e o método PROMETHE II. O modelo foi composto por alternativas que representam os modos potenciais de falha do FMEA tradicional, e que foram levantadas na literatura e por meio de uma entrevista semiestruturada com o decisor. O diferencial deste trabalho se dá na adoção de dois novos critérios diferentes dos que são abordados no FMEA tradicional: Dificuldade para a resolução do modo de falha e Tempo necessário para que o modo de falha seja “eliminado”. A aplicação foi realizada em uma instituição da rede pública de ensino integral, localizada no agreste Pernambucano, com o apoio do software Visual PROMETHEE. Ao final, foi obtida a ordenação entre os entraves considerados mais críticos para o processo de implementação do SGQ e elaboradas diretrizes para solucioná-los. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão da qualidade total | pt_BR |
dc.subject | Processo decisório por critério múltiplo | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | Sistema de gestão da qualidade em instituições da rede pública de ensino integral: integração do FMEA e PROMETHEE II. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7961569585743463 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0706731892460364 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Competitiveness is increasingly rooted in organizations. Therefore, the pursuit of excellence in the provision of services has been a challenge for those wishing to occupy outstanding positions. This reality is common in public schools that make decisive decisions in face of constraints, as resources are limited and need to be well managed. Quality management has been a strategy adopted by many educational institutions in the pursuit of process improvement, and has inspired many organizations in this regard. This work intends to be an opportunity to schools experiencing difficulties in implementing and maintaining a Quality Management System (QMS) based on ISO 21001:2018. For this, it was proposed a model, which aimed to integrate the Failure Mode Effects Analysis (FMEA) of the process and the PROMETHE II method and the adoption of two new criteria (Difficulty for failure mode resolution and Time required for fault mode to be “solved”). The model was composed of alternatives that represent the potential failure modes of Traditional FMEA, which were raised in the literature and through a semi-structured interview with the decision maker. The differential of this work is in the adoption of two new criteria that differ from those addressed on traditional FMEA: Difficulty in failing mode resolution and Time required for the failure mode to be “cleared”. The application was carried out in na institution of the integral public education system, located in the State of Pernambuco, supported by the Visual PROMETHEE software. In the end, the ordering among the barriers considered most critical to the QMS implementation process was obtained and guidelines were developed to solve them. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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SANTOS, Everton Ramos dos.pdf | 804,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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