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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43902
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Title: | Educação alimentar e nutricional como estratégia de promoção da saúde em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: um plano de intervenção |
Authors: | ZLOCCOWICK, Soraya Filgueira |
Keywords: | Nutrição da criança; Nutrição do adolescente; Educação alimentar e nutricional |
Issue Date: | 11-Dec-2020 |
Abstract: | Cerca de 30 mil crianças e adolescentes vivem em instituições de acolhimento, principalmente devido a condições socioeconômicas desfavoráveis, advindos de um contexto de desigualdade social e pobreza. Diante desse contexto, a educação alimentar e nutricional (EAN) é considerada um componente importante na promoção da saúde, crescimento e desenvolvimento saudáveis, assim como da ressignificação do ambiente. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um plano de intervenção direcionado para promoção da saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pautados em estratégias de EAN. O público-alvo foram crianças e adolescentes do sexo feminino, com idade mínima de 6 e máxima de 17 anos vivendo em uma unidade de acolhimento de Recife-PE. O plano de intervenção foi sistematizado para um período de quatro meses, contando com 16 encontros semanais, distribuídos entre o diagnóstico (4 encontros), formulação (4 encontros), implementação (8 encontros) e a avaliação, que aconteceu durante todos os encontros. O diagnóstico iniciou com a territorialização e uso de questões-chave para explorar necessidades e prioridades. Na formulação são definidas as linhas de ação. Neste caso, destacou-se a 1) promoção de práticas alimentares saudáveis; 2) consumo sustentável e, 3) integração social e apropriação do ambiente. Ainda nesta etapa são definidos os recursos didáticos-metodológicos utilizados, como: 1) vivência individual e coletiva; 2) jogos e 3) oficinas. As duas primeiras etapas são importantes para o estabelecimento do vínculo e confiança entre os diversos atores envolvidos. Na implementação, os recursos didáticos podem ser alternados, priorizando as vivências e intercalando com jogos e oficinas, de modo a diversificar temas e métodos. A avaliação acontece de forma transversal durante todo o processo. Portanto, a elaboração de um plano de intervenção pautado em estratégias de EAN é de suma importância para promoção da saúde e possivelmente impactos na qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo em vista, que muitos desses menores necessitam de cuidados de saúde e ressignificação do espaço onde vivem, facilitando o processo de integração e reinserção social, no tempo oportuno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43902 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Nutrição |
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