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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43902
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Nathália Paula de | - |
dc.contributor.author | ZLOCCOWICK, Soraya Filgueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T23:29:37Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T23:29:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43902 | - |
dc.description.abstract | Cerca de 30 mil crianças e adolescentes vivem em instituições de acolhimento, principalmente devido a condições socioeconômicas desfavoráveis, advindos de um contexto de desigualdade social e pobreza. Diante desse contexto, a educação alimentar e nutricional (EAN) é considerada um componente importante na promoção da saúde, crescimento e desenvolvimento saudáveis, assim como da ressignificação do ambiente. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um plano de intervenção direcionado para promoção da saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pautados em estratégias de EAN. O público-alvo foram crianças e adolescentes do sexo feminino, com idade mínima de 6 e máxima de 17 anos vivendo em uma unidade de acolhimento de Recife-PE. O plano de intervenção foi sistematizado para um período de quatro meses, contando com 16 encontros semanais, distribuídos entre o diagnóstico (4 encontros), formulação (4 encontros), implementação (8 encontros) e a avaliação, que aconteceu durante todos os encontros. O diagnóstico iniciou com a territorialização e uso de questões-chave para explorar necessidades e prioridades. Na formulação são definidas as linhas de ação. Neste caso, destacou-se a 1) promoção de práticas alimentares saudáveis; 2) consumo sustentável e, 3) integração social e apropriação do ambiente. Ainda nesta etapa são definidos os recursos didáticos-metodológicos utilizados, como: 1) vivência individual e coletiva; 2) jogos e 3) oficinas. As duas primeiras etapas são importantes para o estabelecimento do vínculo e confiança entre os diversos atores envolvidos. Na implementação, os recursos didáticos podem ser alternados, priorizando as vivências e intercalando com jogos e oficinas, de modo a diversificar temas e métodos. A avaliação acontece de forma transversal durante todo o processo. Portanto, a elaboração de um plano de intervenção pautado em estratégias de EAN é de suma importância para promoção da saúde e possivelmente impactos na qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo em vista, que muitos desses menores necessitam de cuidados de saúde e ressignificação do espaço onde vivem, facilitando o processo de integração e reinserção social, no tempo oportuno. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nutrição da criança | pt_BR |
dc.subject | Nutrição do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.title | Educação alimentar e nutricional como estratégia de promoção da saúde em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: um plano de intervenção | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6631999888424465 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8716661898771115 | pt_BR |
dc.description.abstractx | About 30 thousand children and adolescents live in foster care institutions, mainly due to unfavorable socioeconomic conditions, arising from a context of social inequality and poverty. In this context, food and nutrition education (EAN) is considered an important component in promoting health, healthy growth and development, as well as re-signifying the environment. Therefore, this study aimed to develop an intervention plan aimed at promoting the health of children and adolescents in situations of social vulnerability, based on EAN strategies. The target audience was female children and adolescents, with a minimum age of 6 and a maximum age of 17 years living in a care unit in Recife-PE. The intervention plan was systematized for a period of four months, with 16 weekly meetings, distributed between the diagnosis (4 meetings), formulation (4 meetings), implementation (8 meetings) and the evaluation, which happened during all the meetings. The diagnosis started with territorialization and the use of key issues to explore needs and priorities. In the formulation, lines of action are defined. In this case, the highlight was 1) promotion of healthy eating practices; 2) sustainable consumption and, 3) social integration and appropriation of the environment. Still in this stage, the didactic-methodological resources used are defined, such as: 1) individual and collective experience; 2) games and 3) workshops. The first two steps are important for establishing the bond and trust between the various actors involved. In the implementation, the didactic resources can be alternated, prioritizing the experiences and intercalating with games and workshops, in order to diversify themes and methods. The evaluation takes place across the board throughout the process. Therefore, the elaboration of an intervention plan based on EAN strategies is extremely important for health promotion and possibly impacts on the quality of life of children and adolescents in situations of social vulnerability. Bearing in mind that many of these minors need health care and a new meaning in the space where they live, facilitating the process of integration and social reintegration, in due time. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Nutrição | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6294708400232005 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Zloccowick, Soraya Filgueira.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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