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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43896

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Título: A influência da publicidade e propaganda de alimentos sob os hábitos alimentares de escolares Brasileiros- uma revisão da literatura
Autor(es): BARROS, Mariana Vieira Cunha
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional; Hábitos alimentares; Propaganda de alimentos
Data do documento: 6-Out-2020
Abstract: O desenfreado marketing de alimentos direcionado ao público infantil tem como consequência a construção de hábitos alimentares não saudáveis e a elevação do excesso ponderal nessa fase da vida. Assim, faz-se necessária a adoção de ações de Educação Alimentar e Nutricional que utilizem, por exemplo, a escola como um meio efetivo para a sua aceitação e incorporação. Nessa perspectiva o presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão da literatura de modo a analisar a influência da publicidade e propaganda de alimentos sob o comportamento alimentar de escolares brasileiros, com idade entre 5 e 10 anos, através de artigos publicados no período de 2015 a 2019, entretanto com a coleta de dados realizada entre 2014 e 2019. A busca de dados envolveu pesquisas nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online – Scielo, Pubmed - MEDLINE e Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Foram selecionados 11 artigos que estivessem disponíveis por completo atendendo aos critérios de inclusão: avaliação do comportamento alimentar infantil, análise sobre a influência da publicidade no hábito alimentar infantil e aplicação e/ou avaliação de intervenções educativas (EAN) desenvolvidas no âmbito escolar e excluídos 28 que apresentaram títulos e resumos desconexos com a proposta deste estudo. Por fim, conclui-se que a TV é o meio de comunicação mais utilizado para disseminação dos anúncios alimentícios e além de uma fiscalização rigorosa por parte dos órgãos governamentais sobre o cumprimento da regulamentação publicitária de alimentos, em especial nas emissoras de canais abertos, faz-se necessário, também, o incentivo ao desenvolvimento de ações educativas, principalmente no âmbito escolar, a fim de que profissionais de saúde orientem os pais e responsáveis sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada visando o ideal desenvolvimento físico e mental do escolar brasileiro, além de estimular uma visão crítica sobre a publicidade e propaganda de alimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43896
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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