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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43896

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Vanessa Sá-
dc.contributor.authorBARROS, Mariana Vieira Cunha-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:59:42Z-
dc.date.available2022-04-12T21:59:42Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43896-
dc.description.abstractO desenfreado marketing de alimentos direcionado ao público infantil tem como consequência a construção de hábitos alimentares não saudáveis e a elevação do excesso ponderal nessa fase da vida. Assim, faz-se necessária a adoção de ações de Educação Alimentar e Nutricional que utilizem, por exemplo, a escola como um meio efetivo para a sua aceitação e incorporação. Nessa perspectiva o presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão da literatura de modo a analisar a influência da publicidade e propaganda de alimentos sob o comportamento alimentar de escolares brasileiros, com idade entre 5 e 10 anos, através de artigos publicados no período de 2015 a 2019, entretanto com a coleta de dados realizada entre 2014 e 2019. A busca de dados envolveu pesquisas nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online – Scielo, Pubmed - MEDLINE e Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Foram selecionados 11 artigos que estivessem disponíveis por completo atendendo aos critérios de inclusão: avaliação do comportamento alimentar infantil, análise sobre a influência da publicidade no hábito alimentar infantil e aplicação e/ou avaliação de intervenções educativas (EAN) desenvolvidas no âmbito escolar e excluídos 28 que apresentaram títulos e resumos desconexos com a proposta deste estudo. Por fim, conclui-se que a TV é o meio de comunicação mais utilizado para disseminação dos anúncios alimentícios e além de uma fiscalização rigorosa por parte dos órgãos governamentais sobre o cumprimento da regulamentação publicitária de alimentos, em especial nas emissoras de canais abertos, faz-se necessário, também, o incentivo ao desenvolvimento de ações educativas, principalmente no âmbito escolar, a fim de que profissionais de saúde orientem os pais e responsáveis sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada visando o ideal desenvolvimento físico e mental do escolar brasileiro, além de estimular uma visão crítica sobre a publicidade e propaganda de alimentos.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectPropaganda de alimentospt_BR
dc.titleA influência da publicidade e propaganda de alimentos sob os hábitos alimentares de escolares Brasileiros- uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2457404645063051pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537435H4pt_BR
dc.description.abstractxThe rampant food marketing directed at children has the consequence of building unhealthy eating habits and increasing excess weight at this stage of life. Thus, it is necessary to adopt Food and Nutrition Education actions that use, for example, the school as an effective means for its acceptance and incorporation. In this perspective, this paper aims to conduct a literature review in order to analyze the influence of food advertising and advertising on the eating behavior of Brazilian schoolchildren, aged between 5 and 10 years, through articles published in the period from 2015 to 2019, however with the data collection carried out between 2014 and 2019. The data search involved searches in the electronic databases Scientific Electronic Library Online - Scielo, Pubmed - MEDLINE and Virtual Health Library - VHL. Eleven articles were selected that were fully available according to the inclusion criteria: assessment of children's eating behavior, analysis of the influence of advertising on children's eating habits and application and / or evaluation of educational interventions (EAN) developed at school and excluded 28 who presented disconnected titles and abstracts with the purpose of this study. Finally, it is concluded that TV is the most used means of communication for the dissemination of food advertisements and in addition to strict inspection by government agencies on compliance with food advertising regulations, especially on open channel broadcasters, it does it is also necessary to encourage the development of educational actions, especially in the school environment, so that health professionals can guide parents and guardians about the importance of a healthy and balanced diet aimed at the ideal physical and mental development of the Brazilian schoolchildren , in addition to stimulating a critical view of food advertising.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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